Primeiro atleta paraolimpico do mundo a atravessar o Canal da Mancha (Inglaterra a França), o nadador paulista Marcelo Collet, que é radicado na Bahia, retornou, nesta quarta-feira (22), a Salvador, e disse que pretende enfrentar novos desafios como a Travessia do Estreito de Gibraltar (saída da Espanha ao Marrocos) e não descartou uma nova travessia no Mancha. Ele também vai disputar os Jogos Parapan-Americanos de 2011, no México.

A travessia de 34 quilômetros do Canal da Mancha foi realizada no dia 17 deste mês, coincidentemente a mesma data em que o nadador completou 30 anos de idade. Collet fez o percurso em 10 horas 6 minutos e 40 segundos, tornando-se o 15° brasileiro a completar o feito. “Estou muito feliz com esta experiência de vida, pois, neste desafio, descobri até onde vai a capacidade e o limite do atleta. Foram dois anos de preparação intensa, muitas viagens, mas faria tudo novamente”.

O atleta, que viajou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), começou a praticar esporte aos 14 anos. Era triatleta quando foi atropelado durante um treinamento, nas ruas de Salvador. Por causa de uma lesão na perna esquerda, ele se viu obrigado a interromper a carreira e passou a dedicar-se à natação.

Segundo ele, a ideia de fazer a travessia do Canal da Mancha teve um objetivo mais pessoal e contou com total apoio da família e do seu treinador Murilo Barreto. “Foram dias e dias longe da família e amigos. Um ano de muitas viagens, treinando em águas geladas, em mar às vezes traiçoeiro, além de ter participado de várias competições. E, para driblar as saudades, usava meios de comunicação como e-mail, MSN, telefone”.

Agora, Collet pretende se hospedar em uma pousada com a família para curtir a esposa Tatiana e a filha Lara, que foi recebê-lo no aeroporto internacional de Salvador, juntamente com seus pais. “Também vou ter que perder peso, pois engordei seis quilos me preparando para a Travessia do Canal da Mancha. Vamos fazer as coisas aos poucos”.

Depois do descanso, Collet participará do Meeting Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, que será realizado de 22 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro. Entre os planos do nadador para 2011 tem os Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara, no México, que acontecem no período de 19 a 27 de novembro. As provas são classificatórias para a Paraolimpíada de Londres 2012.