Os representantes da Comissão de Concertação do Planseq Copa do Mundo se reuniram, nesta quinta-feira (2), pela primeira vez, no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, para apreciação do projeto de capacitação, desenvolvido pelo Instituto João Havelange.

Foram escolhidos o presidente da Comissão, secretário da Secopa-BA, Ney Campello, o secretário da Comissão, José Valdemir Gusmão Soares, da Confederação Nacional do Turismo, e o coordenador de inserção no mercado de trabalho, Moacyr Roberto Tesch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade.

Durante a reunião, os representantes resolveram fazer uma concertação para ouvir os 12 estados que terão as sedes da Copa 2014, através dos secretários de Trabalho e da Copa 2014, para que possam sugerir a distribuição das 150 mil vagas. Este ano, o programa disponibilizará 25 mil vagas. A próxima reunião foi marcada para o próximo dia 9, em Salvador-BA.

Planseq Copa do Mundo 
Com previsão para iniciar em outubro deste ano, o Planseq Copa do Mundo vai capacitar 150 mil profissionais até 2013. As vagas serão distribuídas entre as doze sedes brasileiras da Copa 2014, além dos destinos indutores. A previsão, segundo o Ministério, é que sejam investidos R$ 124.260.000,00.

A qualificação vai beneficiar profissionais que ainda não estão no mercado de trabalho, nas seguintes áreas: bilheteiro, cobrador, frentista, motorista, taxista, artesão, recepcionista, ambulante, baiana de acarajé, guia turístico, empreendedor individual, entre outros. A Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA) foi proponente desse programa.