A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e a Prodal Saúde assinaram, nesta quarta-feira (1º), no auditório da Desenbahia, um contrato de financiamento para aquisição de equipamentos médicos destinados ao Hospital do Subúrbio, no valor de R$ 31 milhões.

São máquinas, mobiliários, utensílios administrativos, material auxiliar, instrumental, equipamentos de TI e Telecomunicações, além de outros investimentos necessários para equipar a unidade hospitalar, atendendo às exigências do Contrato de Concessão Administrativa, por intermédio da Linha Credifixo RP, com custo financeiro de 9% ao ano, prazo total de 120 meses, com 24 meses de carência.

De acordo com o presidente da Prodal Saúde S.A, Jorge Oliveira, as aquisições já estão em curso e a previsão de funcionamento para a população está agendada para o dia 14 de setembro. “Vamos iniciar o cronograma com 50% da sua capacidade. Conforme previsto no contrato, com mais 90 dias vamos atender 85% e em 180 dias, o hospital vai operar plenamente”, garante.

O Hospital do Subúrbio, o primeiro hospital público de urgência e emergência a ser administrado no regime de Parceria Público-Privada (PPP), oferecerá UTIs adulto e pediátrica, recuperação de queimados, unidades semi-intensiva adulto e pediátrica, internação adulto, internação pediátrica, ambulatório (dez consultórios), urgência e emergência adulto e pediátrica, centro cirúrgico, unidade de bioimagem e laboratório.

“Esse financiamento vai permitir que o hospital opere de forma eficiente, com o que há de mais moderno em termos de equipamento. Esse é o maior empréstimo da história da Desenbahia com recursos próprios contratados”, revela o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Pititinga.

A superintendente da Secretaria de Saúde da Bahia, Gisélia Souza, destacou a localização do hospital como ponto positivo para atender a uma população de um milhão de pessoas. “Ele está localizado em uma área estratégica da capital, mas será de referência para todo o estado e, principalmente, para região metropolitana de Salvador”, esclarece.

Publicada às 13h
Atualizada às 15h40