LOCAL: municípios de São Francisco do Conde (Refinaria Landulpho Alves – Rodovia BA-523, Km 4, Mataripe) e Salvador (Rótula do Abacaxi).
DATA: 29.09.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 11h e 14h

O QUE É: visita às obras de modernização e ampliação da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e entrega de mais três viadutos do Complexo Nova Rótula do Abacaxi, que corresponde à primeira etapa da Via Expressa Baía de Todos os Santos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

RLAM: a visita ocorre em comemoração aos 60 anos na unidade (completados este mês), na qual serão investidos R$ 3 bilhões até 2011 para modernizar e ampliar a planta, gerando 14 mil empregos diretos. Em uma área de 9,1 quilômetros quadrados, atualmente a refinaria tem capacidade instada para processar 323 mil barris por dia. Sua operação gera anualmente R$ 12,8 bilhões em impostos. A RLAM começou a ser construída em 1949 e com a criação da Petrobras, em 1953, foi incorporada ao patrimônio da companhia. Entre seus principais produtos estão: o gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica, querosene, óleos combustíveis e asfaltos.

VIADUTOS: ligarão a Avenida Heitor Dias ao Cabula, o Cabula à Rótula do Abacaxi e a Rótula do Abacaxi à Avenida Heitor Dias. Com a liberação dos viadutos, além da melhoria do tráfego na região, estimado em 40 mil veículos por dia, serão aceleradas as obras viárias nos trechos em superfície na Rótula do Abacaxi, bem como a conclusão do viaduto que ligará a BR-324 à Avenida Heitor Dias. Esses três viadutos, além do que está em construção, mais aqueles entregues no mês passado ligando o Iguatemi à Avenida Barros Reis nos dois sentidos, formam o Complexo Nova Rótula do Abacaxi e integram os serviços das frentes de trabalho I e II da Via Expressa Baía de Todos os Santos. As duas etapas representam 54 % do projeto viário que ligará o porto de Salvador à BR-324.

VIA EXPRESSA: o projeto foi dividido em sete frentes trabalho e deve ser concluído no segundo semestre do próximo ano. Sua construção propiciará um novo acesso, moderno e seguro, para o transporte de cargas pesadas na capital baiana. Estudos apontaram uma expectativa de tráfego de 62 mil veículos por dia no novo complexo viário. Com 4,3 quilômetros de extensão, a via terá 10 faixas, sendo quatro exclusivas para veículos de carga; três túneis e 14 viadutos, além de equipamentos de infraestrutura e lazer, como passarelas e ciclovia. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e beneficiará 1,5 milhão de baianos. O investimento total é de R$ 381,1 milhões, destes, R$ 41,7 milhões de contrapartida do Estado.