Cerca de 56 mil veículos que trafegam por dia na Rótula do Abacaxi utilizarão mais três viadutos (11, 13 e 16) da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que serão liberados para o tráfego na tarde desta quarta-feira (29). O evento, realizado a partir das 15h, vai contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os viadutos vão ligar a Avenida Heitor Dias ao Cabula, o Cabula à Rótula do Abacaxi e a Rótula do Abacaxi à Avenida Heitor Dias, desafogando o trânsito na região. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Boas, com a liberação dos viadutos, serão aceleradas as obras viárias nos trechos em superfície na Rótula do Abacaxi. Além disso, vai facilitar a conclusão do viaduto 12, que vai ligar a BR-324 à Avenida Heitor Dias.

A Via Expressa foi dividida em sete etapas. Os viadutos a serem liberados pertencem à frente I e à frente II, que representam 54% do projeto e estão diretamente ligadas à Avenida Heitor Dias. A primeira pista vem dessa avenida, seguindo, através do viaduto 13, para a Ladeira do Cabula (agora em sentido único), com a opção de um desvio que leva à BR-324.

O viaduto 13 também estará servindo àqueles que se dirigem à Avenida Luís Eduardo Magalhães (Paralela), pela BR-324, evitando o tráfego da região do Iguatemi e adjacências. A segunda pista tem origem no Cabula e segue um trecho de 60 metros da Rua Cristiano Buys, ligando ao viaduto 16, até desembocar no viaduto 11, em direção à Avenida Heitor Dias. O motorista também terá a opção de seguir para a Avenida Barros Reis, fazer o contorno para o Iguatemi ou mesmo subir a Ladeira do Cabula.

Na frente I (Ladeira do Cabula/BR-324) ficam o viaduto 16 e as vias de superfície, tendo como ações de interferência o metrô, que passa sob o viaduto, e as redes de esgoto, elétrica e de telefonia. Já a frente II (Rótula do Abacaxi) é composta por cinco pistas, sendo que duas já foram liberadas à população no início de agosto. As duas pistas já liberadas (com os viadutos 14 e 15) fazem a ligação entre a Avenida Barros Reis (Retiro) e o Iguatemi, nos dois sentidos. O viaduto 12, em fase de conclusão, vai permitir o acesso pela BR-324 à Via Expressa Baía de Todos-os-Santos que, por sua vez, fará a ligação exclusiva para caminhões de carga ao Porto de Salvador.

Investimentos

Nas duas primeiras etapas do projeto viário já foram aplicados mais de R$ 120 milhões, sendo que o investimento total é de R$ 381 milhões. A expectativa é que toda a Via Expressa seja concluída no segundo semestre de 2011. O projeto viário comporta 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e 3,2 mil metros de ciclovias.

As obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e têm como objetivo ligar a BR-324 ao Porto de Salvador, facilitando o acesso dos transportes de carga e desafogando os pontos críticos da cidade. No total, a Via Expressa vai contar com dez faixas, sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga.

Orientação aos motoristas

· A Ladeira do Cabula passará de mão-dupla para mão-única, no sentido Rótula- Cabula
· Os veículos provenientes do Cabula para a Rótula do Abacaxi devem utilizar um acesso pela Rua Cristiano Buys e depois o viaduto sobre a BR-324
· A Rua Cristiano Buys terá o sentido duplo interrompido a partir da Escola Municipal Antônio Eusébio