Mais três viadutos da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos serão entregues em cumprimento ao cronograma da obra. Na próxima quarta-feira (29), os veículos poderão trafegar normalmente pelos viadutos que vão ligar a Heitor Dias ao Cabula; Cabula a Rótula do Abacaxi e Rótula do Abacaxi a Heitor Dias, oferecendo melhor condições de trafegabilidade na região. O evento vai contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio foi feito após a reunião de monitoramento realizada neste sábado (25), no canteiro de obras da Rótula do Abacaxi, por representantes do Governo do Estado, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit)  e da OAS, construtora responsável pelo empreendimento.

De acordo com a secretária-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eva Chiavon, com a liberação do acesso aos veículos, o tráfego na Rótula do Abacaxi será desafogado. Ela avaliou que a obra, que cria um novo sistema viário na antiga Rótula do Abacaxi e liga a BR-324 ao Porto de Salvador, cumpre o cronograma previsto no projeto de execução, afirmando também que os prazos continuarão sendo cumpridos a fim de concluir a Via Expressa no segundo semestre do próximo ano.

"A nossa primeira preocupação é com a trafegabilidade. Registramos o bom andamento do trabalho e os esforços que estão sendo feitos para a conclusão da Via dentro dos prazos previstos. É com a conclusão que o tráfego na Rótula vai melhorar bastante", ressaltou a secretária.

Com a abertura dos três viadutos, a segunda etapa da obra é concluída. A primeira ocorreu com a liberação de dois viadutos na Rótula do Abacaxi sentido Iguatemi-Retiro e Retiro Iguatemi, em 31 de julho.

O presidente da Conder, Milton Villas-Bôas, explica que serão realizadas obras na parte inferior dos viadutos, que deverão estar concluídas nos próximos 30 dias. Em seguida, serão programadas as demais frentes de trabalho do projeto viário que segue até o Porto de Salvador. As ações destas próximas etapas ocorrem na Heitor Dias sentido Estrada da Rainha e seguem até o Porto.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, 16 viadutos compõem a Via Expressa, totalizando sete etapas do projeto, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visa melhor fluidez no tráfego soteropolitano.

Aproximadamente 1,5 milhão de baianos circularão pela Via Expressa, que terá túneis, passarelas, viadutos, ciclovia, calçadão e urbanização de encostas. Algumas das intervenções já vêm sendo utilizadas com frequência pela população e já apresentaram melhoria no tráfego da região da Rótula.

Publicada às 10h50
Atualizada às 14h