Em dois trechos do Rio São Francisco, conhecidos como Meleiro e Limoeiro – localizados entre os municípios de Ibotirama e Juazeiro – serão realizadas obras de dragagem, seguindo medida de caráter emergencial aprovada, nesta terça-feira (14), em reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília.

Participaram do encontro o secretário Executivo do Ministério, Mauro Barbosa da Silva, e o secretário do Planejamento da Bahia, Antônio Alberto Valença, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Administração Hidroviária do São Francisco (Ahsfra).

De acordo com o secretário do Planejamento, a navegação comercial está interrompida por conta desse período de seca, que impossibilita a passagem das embarcações em alguns trechos do rio devido à baixa profundidade. “A redução do volume de água no São Francisco coincide com o período de maior movimentação de cargas decorrente da safra de grãos do oeste baiano. A dragagem irá viabilizar a navegação comercial neste período, explica.

Ainda segundo Valença, o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que o recebeu em seu gabinete após a reunião, reafirmou o interesse pela resolução do problema. “A previsão do Ministério dos Transportes é de que em cerca de 30 dias as obras sejam iniciadas, pois levará algum tempo entre o processo de contratação do equipamento e o transporte ao local indicado”.