A campanha de combate a queimadas no Cerrado baiano ganha, esta semana, mais um reforço. Nesta quarta-feira (29), a Casa de Recursos Naturais de Barreiras receberá 218 Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), doados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que serão distribuídos entre os municípios com maior número de focos de queimadas.

São jaquetas, perneiras e luvas, todos em material de raspa de couro que protegerão bombeiros que fazem o combate ao fogo, principalmente nos municípios de Formosa, Santa Rita de Cássia e Barreiras. Os EPI’s foram doados para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para que possam ser distribuídos nas localidades.

No último sábado (25), a Petrobras também fez a doação de 40 EPI’s e disponibilizou seis veículos que levarão os homens do Corpo de Bombeiros até os focos de incêndios; mais quatro carros chegarão nesta quarta-feira, dois em Lençóis, na Chapada Diamantina, e mais dois em Barreiras.

A preocupação do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, é de oferecer condições às pessoas comprometidas com o combate ao fogo na região. Para ele, o envolvimento de diversos setores com a causa é imprescindível para apoiar as demais ações que a Sema realiza no combate a queimadas e incêndios florestais. “O Senai, a Coelba, a Petrobras, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), todos aqueles que fazem parte do setor econômico e que estão nos ajudando, além de outros segmentos da sociedade, na tentativa de conter os incêndios florestais na região, são bem-vindos”, destacou.