Os interessados em desenvolver propostas para  elaboração de empreendimentos solidários que, ao utilizarem os ativos naturais, preservem o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis, estão sendo convocados por organismos públicos. Poderão concorrer as universidades e as organizações da sociedade civil que estejam localizados no estado da Bahia.

A convocação é feita pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação (Secti) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

Algumas metas são estabelecidas pela Fapesb, entre elas a ampliação e fortalecimento de empreendimentos e redes solitárias, com o fim de melhorar as condições de vida e de trabalho do público assistido.

As atividades prioritárias para o edital publicado no dia 10 de agosto são pesca artesanal, extrativismo, sistema agroflorestal, ecoturismo, reciclagem, artesanato e agricultura orgânica. Para a operação dos projetos será alocado um valor total de R$ 2,5 milhões como recurso não-reembolsável.

Segundo o edital, os empreendedores terão acesso às tecnologias sociais utilizadas nos processos de incubação de grupos que promovem aspectos de autogestão, cooperação e coesão social. O prazo de recebimento das propostas vai até o dia 08 de outubro deste ano. Para mais informações acesse o site da Fapesb.