A campanha de combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, lançada no mês de agosto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), será estendida para o Oeste da Bahia. O anúncio foi feito pelo secretário Eugênio Spengler, durante uma reunião emergencial ocorrida na última quinta-feira (2), na Casa de Recursos Naturais de Barreiras.

Além da campanha, serão intensificadas as ações de combate e prevenção de novos incêndios. As medidas foram acordadas com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, Diocese de Barreiras, prefeituras da região, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), CDL, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Exército, entre outros. Segundo o secretário, a iniciativa se deve à quantidade de focos de calor registrados no Oeste durante o período de seca, que somente no mês de agosto atingiu o total de sete dos oito mil focos de calor detectados em todo o estado baiano.

Medidas emergenciais
A primeira ação definida durante a reunião foi a criação de uma equipe de combate e prevenção aos incêndios, coordenada pelo coronel Miguel Filho, do 11º Grupamento de Bombeiros de Lençóis, com a participação da Sema, Ibama e prefeituras do Oeste. Também será deslocada, imediatamente, uma equipe de bombeiros da região da Chapada Diamantina para Barreiras. “Como o fogo está controlado na Chapada e a temperatura está menor, resolvemos atuar em situações mais críticas como esta”, explicou o coronel.

O Ibama, que já possui uma equipe de brigadistas na região, vai continuar com as ações de combate ao fogo. Além disso, serão mobilizadas cinco brigadas voluntárias, que já estão capacitadas e com equipamentos de uso pessoal. Caso seja necessário, ainda existe a possibilidade de treinar novos brigadistas que se disponham a ajudar.

A Aiba se comprometeu a disponibilizar recursos materiais, como carros, aeronave, entre outros, para a Campanha. O coronel Gomes, da Casa Militar do Governador, colocou à disposição microônibus, aeronave e auxílio alimentar para as equipes. As prefeituras da região vão auxiliar esta empreitada no que for necessário, inclusive com doação de equipamentos e convocação de pessoal.

Em reunião no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, o tenente-coronel Eduardo Moura Gomes, se disse disposto a colaborar com a campanha e poderá ceder alguns homens do seu efetivo para combater o fogo, em caso de emergência.

Denúncias
De acordo com coronel Miguel Filho, as queimadas podem ser originadas por diversas causas, mas em 99% dos casos elas são fruto da ação humana, algumas criminosas e outras não. Contudo, independente das causas, o Corpo de Bombeiros está recebendo denúncias através de ligação telefônica para o 193.