O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos, realiza, até a próxima terça-feira (28), curso de capacitação para os agentes fiscalizadores do estado, na sede do projeto, em Ondina.

Durante os dez dias do curso de Introdução à ‘Identificação Anatômica de Madeiras’, são apresentados conceitos básicos sobre o processo de formação da madeira, nomenclatura comercial e botânica, orientação da madeira e planos de corte para análise anatômica, além dos elementos celulares e propriedades que permitem a identificação.

Segundo o analista ambiental do Ibama, Felipe Guimarães, que ministra o curso, os participantes aprendem sobre as diferentes famílias, gêneros e espécie da madeira. “Esta capacitação é importante, pois vai oferecer ao agente fiscalizador maior conhecimento e facilidade de identificar o tipo e a origem da madeira transportada”.

Para o sargento da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Gracina Silva Farias, a capacitação é de grande importância para as instituições que trabalham com fiscalização, apoiando os órgãos ambientais do estado, porque aprendem a identificar se a madeira que está sendo transportada coincide com a sinalizada no documento.

Participam do curso, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, representantes do Ministério Público, do Ibama de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), que atuam em atividades de fiscalização.