A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), assina contrato para realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira e Ambiental do Centro Logístico Integrado (CLI) de Vitória da Conquista. O evento será nesta sexta-feira (10), às 16h30, na prefeitura do município, com a participação de representantes do governo e do consórcio composto pelas empresas Idom Consultoria Ltda e Idom Ingenieria Y Consultoria S.A, vencedoras da licitação.

Durante o ato haverá apresentação do plano de trabalho e o cronograma do estudo, que tem como objetivo subsidiar o poder público quanto à necessidade de dar uma nova estrutura ao nó logístico da região de Vitória da Conquista.

Com um custo em torno de R$ 517 mil, o trabalho lançará as bases para a criação de um equipamento logístico responsável por potencializar as diversas atividades econômicas relacionadas à região, criando um vetor de desenvolvimento regional vinculado ao posicionamento estratégico da área, que pode servir de rota de distribuição nos sentidos leste-oeste e norte-sul do país.

“Este projeto nasce de outros estudos já realizados para a Bahia, que recomendam investimentos em rede de infraestrutura e em equipamentos logísticos como forma de intensificar a circulação de mercadorias, reduzindo custos, ofertando novos serviços e agregando valor neste processo”, explica o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis.

Um dos exemplos é o Plano Estadual de Logística em Transportes (Pelt). Ele demonstrou a potencialidade de alguns nós logísticos na Bahia, que, se devidamente incentivados, poderão contribuir para reforçar a rede logística do Brasil e atrair fluxos significativos para a Bahia, inclusive o fluxo turístico.

Estudo
O resumo do plano de trabalho revelará o passo a passo do estudo, previsto para ser finalizado em um prazo de cinco meses a contar do seu início, e responderá a questões como a identificação e caracterização dos fluxos de mercadorias que passam pela região, a definição do porte e características do equipamento a ser proposto, a definição da área e sua dimensão, a identificação de possíveis investidores, alternativas de modelos de gestão e a conclusão sobre sua viabilidade técnica, financeira, econômica e ambiental.

Mercadorias
Estudos da SEI estimam que as cargas que passam pelas BRs 116 e 101 concentram cerca de 50% dos fluxos da Bahia e que cada uma dessas rodovias seja responsável por 25% da circulação das mercadorias que transitam no estado.

“Grande parte dessas mercadorias é resultante das trocas da circulação da produção do Nordeste e Sudeste/Sul do Brasil. Isso significa dizer que uma parcela importante desses fluxos passa pelos nós logísticos de Vitória da Conquista e Ilhéus-Itabuna, municípios localizados nos dois maiores eixos rodoviários, depois de Salvador e Feira de Santana”, enfatiza o diretor da SEI.

Com o crescimento da produção do Centro-Oeste do Brasil, o estado da Bahia tem identificado importantes possibilidades de oferecer um novo canal de escoamento e também um novo caminho para a distribuição de produtos importados, criando-se um novo vetor de circulação de mercadorias leste-oeste com o Projeto da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul. Isso foi reforçado nos últimos anos, com os novos projetos de exploração mineral e na área de biocombustíveis, com oportunidades de negócios em regiões diferenciadas. Deste modo, as possibilidades de atração de investimentos em logística da região de Vitória da Conquista podem ser potencializadas e até mesmo exigir um Centro Logístico mais avançado, o que este estudo deve investigar.

Entre os resultados potenciais da implantação de Centrais Logísticas (CL) estão significativas economias de escala, agregação efetiva de valor aos produtos, além do impulsionamento da logística de serviços de apoio necessários à comercialização dos produtos.