Os principais resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009/IBGE) referentes ao estado da Bahia estão disponibilizados no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Ao acessar o site, o interessado pode encontrar informações, em tabelas e gráficos, por grandes temas tratados pela PNAD 2009 – demografia, condições de moradia, educação, trabalho e rendimento. Os resultados referem-se aos últimos dez anos. Cada um dos temas será analisado separadamente pela SEI a partir desta sexta-feira (10), iniciando-se pelos dados de demografia. Para saber os principais resultados, acesse aqui.

A PNAD é uma pesquisa amostral realizada anualmente pelo IBGE desde 1967, com o objetivo de suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período intercensitário e de estudar temas insuficientemente investigados ou não-contemplados nos censos demográficos decenais.

“O levantamento dessas estatísticas é de fundamental importância para o acompanhamento das grandes tendências da realidade social do país, dos estados e das regiões”, ressalta o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis. “Segundo nossos especialistas, no caso da Bahia, a PNAD colhe informações em uma amostra de municípios, levantando um indicativo de tendência de avanço ou de recuo dos múltiplos aspectos da nossa realidade”.

Metodologia 

Os estudos que a SEI está elaborando com base na última PNAD foram realizados a partir dos dados extraídos do Banco Multidimensional de Estatística (BME), compreendendo resultados para os anos de 1999 a 2009. As análises comparam, para cada aspecto investigado, informações para o período observado.