Quem esperou a chegada da primavera para sair de casa sem levar sombrinha ou guarda chuva já pode comemorar. A estação das flores iniciou sua temporada às 0h09 desta quinta-feira (23) e segue até 21 de dezembro. O início da nova estação será marcado com poucas nuvens e chuvas rápidas, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Em Salvador, o mês de setembro está inserido no período quente e seco da Bahia (de agosto a março na capital baiana). As chuvas nessa época do ano são decorrentes dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que ainda influenciam as condições do tempo, na capital baiana e região metropolitana, de sexta-feira (24) a domingo (26), deixando o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas. Esta previsão também é válida para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul da Bahia. As chuvas deverão ocorrer de forma passageira e serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

A previsão para a faixa centro-leste das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste é de céu parcialmente nublado a claro. Para as áreas serranas dessas regiões estão previstas as menores temperaturas do estado, com mínimas variando entre 15°C e 17°C, podendo ocorrer na madrugada e nas primeiras horas da manhã.

A massa de ar quente e seco das últimas semanas, na região Centro-Oeste e grande parte das regiões Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil, deverá se intensificar nos próximos dias, deixando o céu ensolarado e sem chuvas nessas áreas. Na Bahia, essa massa de ar ainda contribui para a redução da umidade, que poderá atingir valores relativamente baixos, podendo chegar aos 20%.

Este panorama mantém o céu claro nas regiões oeste, São Francisco, norte e faixa centro-oeste das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste. Para essas áreas também estão previstas temperaturas mais elevadas do estado, com máximas de até 35°C.

Nova estação

A primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, marcada no início pelas temperaturas amenas e tempo seco (típica do inverno). Já na segunda metade apresenta temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típica de verão).

É nessa estação que tem início o primeiro período chuvoso em grande parte do país, de outubro a março do ano seguinte, com frequência de frentes frias, que avançam do Sul em direção ao Nordeste brasileiro, associadas à umidade vinda da Amazônia. Estes são os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ao longo da estação.

Maré

A maré deverá atingir a altura máxima, com valores variando de 1,9 m a 2,4 m, em torno de 04h30 e das 16h30, respectivamente. Já a maré baixa apresenta valores entre 0,2 m e 0,3 m, e está prevista para os horários em torno de 10h30 e 22h30. As ondas deverão ter agitação de intensidade moderada e fraca com altura máxima chegando a dois metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

Para o período de sexta-feira (24) a domingo (26) estão previstos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), variando entre 10 e 12 no Nordeste brasileiro, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Em razão disso, recomenda-se evitar exposição à radiação solar das 10h às 15h, e usar filtros solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Todos esses cuidados são importantes para a prevenção de danos – em longo prazo – para a saúde, a exemplo de câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.