Realização de pesquisas quantitativas e qualitativas, seminários municipais e relatórios mensais foram alguns encaminhamentos resultantes da primeira reunião do grupo de trabalho do extremo sul do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), realizada na quinta-feira (16), no distrito de Pouso Alegre, em Alcobaça.

O grupo discutiu o lançamento do plano de desenvolvimento sustentável para a chamada região da Costa das Baleias, previsto para o primeiro semestre de 2011, com ações em infraestrutura, educação, saúde, turismo, questões sociais, econômicas e ambientais, com o objetivo de identificar as oportunidades de desenvolvimento sustentável.

Para a execução do projeto, entre os dias 4 a 22 de outubro deste ano, serão feitas pesquisas quantitativas e qualitativas com os 13 municípios do extremo sul a fim de levantar as expectativas da população para o desenvolvimento local. De 26 de outubro a 12 de novembro ocorrerão os seminários municipais em cada uma das cidades, com a apresentação dos resultados das pesquisas, dos estudos ambientais, além de discussão com a comunidade sobre as ações que devem compor o plano de desenvolvimento.

Em seguida serão realizados os seminários regionais (de 22 a 26 de novembro) quando grupos de três a quatro municípios se reunirão para compartilhar o que ficou decidido nos seminários municipais. Entre fevereiro e março de 2011, o seminário final será responsável por validar o conteúdo produzido nos eventos anteriores.