O município de Jequié, um dos primeiros a implantar o Samu na Bahia, recebeu nesta quarta-feira (29) 14 ambulâncias de suporte básico do Samu 192. Elas vão atender moradores de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Jequié, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que esteve em Jequié, informou que está prevista mais uma unidade de suporte avançado, disponibilizada para a cidade de Ipiaú. “Vamos estender o serviço do Samu para uma região importante, com grande concentração de pessoas. O Samu é um grande termômetro de funcionamento do serviço público de saúde”, disse o secretário, explicando que os equipamentos não são para realizar deslocamentos, e sim para prestar a assistência necessária.

A secretária municipal de Saúde, Estela dos Santos, ressaltou que municípios distantes vão ter uma ambulância do Samu próxima. “O usuário vai ligar 192, e a central de regulação em Jequié, com dois médicos, vai orientar e avaliar a situação. Tenho certeza que vai ter um impacto positivo na saúde da população”.

Segundo o prefeito de Jaguaquara, Aldemir Moreira, a ambulância vai atender não só Jaguaquara mais cidades circunvizinhas. “A maior cidade do Vale do Jiquiriçá e toda a população vão ser beneficiadas com atendimento rápido e eficaz, ampliando a agilidade nos atendimentos de urgência e emergência”.

“A cidade de Santa Inês tinha muita dificuldade em transportar seus pacientes. Com a unidade, essas pessoas chegarão aos hospitais de alta complexidade com todo o suporte médico necessário. O tempo de resposta às gravidades vai reduzir efetivamente”, declarou a vice-prefeita do município, Criméia de Caires.

De Jequié, o secretário foi para Itapetinga, onde entregou mais nove ambulâncias de suporte básico para o Samu Regional de Vitória da Conquista/Itapetinga, atendendo nove municípios.

Já nesta quinta-feira (30), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realiza a entrega de ambulâncias de suporte básico nos seguintes municípios: Alagoinhas (12 unidades), Santa Maria da Vitória (oito), Saubara (uma) e Santo Amaro (uma). Com essas novas ambulâncias, a cobertura populacional do Samu 192 vai chegar a 75% de moradores da Bahia, cerca de 11 milhões de habitantes.

Publicada às 11h30
Atualizada às 13h05