Com o objetivo de capacitar médicos para a utilização do aparelho Doppler Transcraniano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intemédio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), promove até esta sexta-feira (1º), o Curso Teórico Prático Doppler Transcraniano, ministrado pela médica argentina Sílvia Curcurullo, referência na América Latina para a capacitação de profissionais.

O evento, que começou na segunda-feira (27), tem aulas teóricas no auditório do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e aulas práticas no Hospital Geral do Estado e outros hospitais da rede. Dez médicos estão em treinamento.

A Sesab adquiriu 13 equipamentos portáteis Doppler Transcraniano (DTC) para serem usados em unidades hospitalares da capital e do interior do estado. De acordo com o coordenador da Coset, Eraldo Moura, o aparelho pode ser levado, em caso de necessidade, de uma unidade para outra. “O Doppler Transcraniano tem várias indicações e, nos últimos dez anos, tem sido usado com frequência em pacientes com suspeita de morte encefálica”, informou Moura.

O aparelho também pode ser usado na avaliação de pacientes com trauma encefálico, acidente vascular cerebral e portadores de anemia falciforme. Este equipamento possibilita avaliar, de forma não-invasiva, por meio da ultrassonografia, a circulação nas principais artérias do cérebro, fornecendo informações que resultam num estudo preciso das condições circulatórias cerebrais.