A região de Camaçari registrou nos últimos meses de julho e agosto uma redução de 85% nos índices de homicídio em relação a igual período no ano passado. De acordo com o delegado Nilton Borba, titular da 18ª Delegacia, as ocorrências de crimes contra o patrimônio, como furto, roubo, arrombamento e assalto caíram 50% entre janeiro e junho deste ano em relação ao primeiro semestre de 2009.

O município, que antes tinha uma média mensal de dez homicídios, registrou em julho quatro ocorrências e apenas duas em agosto. “Tínhamos também uma média mensal de 20 roubos de carro, número que caiu para três casos/mês”, informou Borba, salientando que essa redução é fruto da intensificação do trabalho conjunto das polícias Civil e Militar na região, com o apoio do Ministério Público.

O titular da 18ª CP destacou a implantação da Ronda Eletrônica em Camaçari, iniciativa que, segundo ele, tem contribuído para a identificação dos pontos mais críticos de criminalidade e violência, proporcionando mais agilidade ao trabalho da polícia. “A troca permanente de informações entre as polícias Civil e Militar tem facilitado nosso trabalho diário junto à população”, avalia. As duas instituições também passaram a fazer avaliações mensais da natureza do crime e dos locais com maior índice de ocorrência.

De acordo com Nilton Borba, que assumiu a titularidade da Delegacia Circunscricional de Camaçari há três meses, também vem ocorrendo um aumento no número de prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, o que tem contribuído para a redução de outros delitos. “Com as Varas Crime, a Ronda Eletrônica e o apoio do Ministério Público e do Judiciário de Camaçari, conseguimos manter presos os delinqüentes autuados em flagrante”, ressaltou. A 18ª CP recebe denúncias da comunidade pelos telefones (71) 3622-7872 e 3622-7875.