O Programa Ronda no Bairro começou a ser implantado em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (1º). O lançamento foi realizado na Praça Urbis 5, uma das regiões mais populosas do município. Com perfil comunitário, o policiamento tem o objetivo de otimizar as ações de segurança com uma integração entre a população e os policiais militares. Quatro motocicletas e quatro carros vão atender as ocorrências.

O comandante regional Sul da PM, coronel Ivo Santos, disse que “neste primeiro momento, o projeto será implantando nos bairros Brasil, Patagônia, Cadija, Alto Maron, Guarani e Alto das Pedrinhas. Aqui, na parte Oeste da cidade, pretendemos atender 80 mil pessoas e na parte leste, 60 mil pessoas”.

“Esse programa busca dar uma resposta rápida a cada ocorrência. A população de cada área vai se comunicar diretamente com a viatura que faz a ronda no seu bairro. Uma comunicação instantânea entre a população e a polícia. Tivemos uma redução significativa em todas as cidades onde o programa foi lançado. Já implantamos em três bairros de Salvador (Tancredo Neves, Subúrbio Ferroviário e Pau da Lima) e em Feira de Santana e Itabuna”, explicou o secretário de Segurança Pública, César Nunes.

Além dos telefones fixos das 77ª e 78ª Companhias Independentes da PM, que abrangem os bairros, cada uma das quatro viaturas terão um aparelho celular e o número será divulgado para a população.

O prefeito Guilherme Menezes acredita que a execução do programa é uma forma de prevenir delitos. “Na realidade, é a ação chegando antes da criminalidade. Ou seja, a ação policial evitando a ação marginal”.

Policiais receberam certificados

Momentos antes do lançamento, 60 policiais que atuarão diretamente no programa receberam os certificados de conclusão do curso de 25 horas/aula. Os dois primeiros colocados, o sargento Edgar Alves e o soldado Aldo Reis foram premiados com uma viagem ao Rio de Janeiro. Na Base Pacificadora, localizada na capital fluminense, os dois militares baianos trocarão experiências e conhecerão os projetos de polícia comunitária do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a entrega dos certificados, o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, pediu empenho dos militares na realização dos trabalhos. “Nosso dever, nossa missão é proteger e servir os cidadãos baianos. A partir de hoje, a PM de Vitória da Conquista passa a atuar junto à comunidade e vocês precisam estar envolvidos. Por isso realizamos capacitação, fornecemos coletes e armamento novos. Há uma expectativa muito grande tanto da sociedade quanto da instituição”.

Publicada às 11h10
Atualizada às 15h10