Nesta sexta-feira (3), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizou, em sua sede, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, o “I Seminário Interinstitucional de Segurança Pública”. O evento debateu os desafios na área, na tentativa de buscar contribuições para enfrentamento nacional da violência. Para isso, estiveram reunidos especialistas renomados da área, entre eles, o ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, a secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), Regina Miki, e o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton.

“A segurança pública não é um problema isolado de um estado, mas de todos os estados brasileiros. O que precisamos é trocar experiências de modo articulado para a busca de soluções conjuntas e efetivas”, afirmou Ratton, que coordenou o plano de redução de criminalidade de Pernambuco, com êxito reconhecido internacionalmente.

“Em 2009, atingimos 600 homicídios a menos que em 2008, mas isso foi processual. Nada de imediatismos. A construção valorativa, técnica e adequada de políticas públicas requer tempo de absorção nas estruturas do estado”, enfatizou o especialista.