A diminuição dos índices de criminalidade em Porto Seguro e cidades vizinhas foi o principal tema do II Encontro de Segurança Turística daquele município, nesta sexta-feira (10). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, em parceria com a Câmara de Dirigentes e Lojistas e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) daquela região, também abordou a importância dos investimentos em tecnologia e das ações realizadas pela SSP.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, ressaltou a importância de encontros para discutir a segurança pública em conjunto com a sociedade organizada. “Temos que trabalhar integrados, ainda mais neste município, que tem como principal fonte de renda o turismo”, explicou Nunes. Outro ponto destacado pelo secretário durante o seu discurso foi a execução do Plano Estadual de Segurança Pública, através do aumento de efetivo, ampliação da frota e modernização dos equipamentos utilizados nas ações policiais.

“Todo esse investimento se reflete na diminuição dos índices de criminalidade, em destaque a redução de crimes contra o patrimônio (roubos) e homicídios”, afirmou. O delegado-geral, Joselito Bispo, também esteve presente ao evento.

A diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida, delegada Isabel Alice, e a titular da Deltur de Salvador, Maritta Silva de Souza, falaram sobre a criação de uma unidade policial similar a esta última, em Porto Seguro, especializada em crimes relacionados aos turistas. As delegacias especializadas em apurações de crimes vinculados ao setor turístico estão subordinadas ao DCCV e ambas as delegadas explicaram como funcionam esses setores da SSP e detalharam quais atribuições lhes cabe exercer.