A experiência no uso de novas tecnologias de atendimento na Rede SAC foi apresentada em Buenos Aires no congresso do Conselho Federal de Investimentos da Argentina. O projeto de implantação do SAC Hora Marcada – Shopping Paralela foi o foco do relato do superintendente do SAC, Flávio Amorim, durante o seminário “Tecnologias, Conectividade, Internet: Uma oportunidade para o desenvolvimento regional".

O SAC Shopping Paralela é um projeto pioneiro no Brasil na prestação de serviço ao cidadão com atendimento exclusivo por agendamento – com hora marcada pelo número 0800-071-5353. Entre as inovações implantadas na rede SAC estão a possibilidade de agendar serviços com data e horas marcadas com antecedência.

Amorim também informou sobre a expansão territorial alcançada graças à instalação de unidades compactas do SAC no interior – o Ponto Cidadão. O serviço já foi citado em outras ocasiões fora do Brasil como um projeto de fácil implantação e resultados importantes, pois o kit de documentos básicos ofertado pela unidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, antecedentes criminais e CPF) têm papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. É com esta documentação em dia que o cidadão passa a participar de programas de governo, busca um empréstimo ou o primeiro emprego. Desde 2007, já foram implantados dez Pontos Cidadão.

Amorim também explicou como funciona o Sistema Atende para organização de filas visando à gestão do atendimento, e destacou o SAC Móbile, canal que utiliza o telefone celular para cidadãos realizar consultas aos serviços e agendamento de horário.

O evento, que aconteceu nos dias 1º e 2 deste mês, foi voltado aos governadores, aos 2.169 prefeitos dos municípios do país e a todas as áreas técnicas e de planejamento das províncias argentinas. Aproximadamente 1.500 pessoas participaram do seminário, que contou com a representação de organismos nacionais da Argentina como a Comissão Nacional de Comunicações, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, deputados e senadores pertencentes às comissões de Comunicações, Informática, Ciência e Tecnologia e Economia e Desenvolvimento Regional.

Também foram convidados representantes da União Internacional de Telecomunicações, Associação Hispana de Centros de Investigação em Telecomunicações, Organismos de planejamento e desenvolvimento de Coréia do Sul, Chile, México e outros países.