Foi entregue, neste sábado (25), a primeira unidade de atendimento da rede SAC da cidade de Irecê. O posto, que fica na Avenida Clériston Andrade, Centro, vai oferecer, em 11 órgãos públicos, 260 serviços à população da região, que tem 19 municípios e cerca de 380 mil habitantes. A previsão da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) é que sejam feitos até 900 atendimentos diários.

Inicialmente, o SAC de Irecê vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mas o atendimento pode ser ampliado com o aumento da demanda. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Administração do Estado, Manoel Vitório, e do prefeito de Irecê, Zé das Virgens, que destacou a importância do serviço para o município.

“O SAC mais próximo ficava a 195 quilômetros, na cidade de Jacobina. Era difícil para a população”, disse o prefeito, destacando que Irecê precisava deste SAC para dar continuidade ao crescimento que vive hoje. “Irecê se consolida como um polo regional e agora pode oferecer a todos este serviço de qualidade”.

Já o secretário de Administração destacou que a nova unidade de atendimento facilita a vida da população e corrige um problema grave, que é a falta de acesso à documentação básica. “A Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República sempre destacou a dificuldade para conseguir documentos em todo o país, principalmente no Nordeste. A gente sabe que uma pessoa sem documentos não tem acesso a direitos básicos, fica completamente à margem. A ampliação da rede SAC atende a essa população”.

Identidade 
De acordo com a gerente do SAC de Irecê, Marcela Castro, os serviços mais procurados serão a Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego, habilitação de condutores e cadastro de veículos. “Existe uma demanda muito grande por esses documentos que fazem parte do dia a dia do cidadão; pra conseguí-los a população esperava até 60 dias e às vezes precisava até viajar”.

O novo posto vai ter unidades do TRE, Detran, Saeb, Embasa, Banco do Brasil, Secretarias Estaduais da Fazenda, de Segurança Pública, Planserv, Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e do SineBahia, que faz a intermediação de mão-de-obra para o trabalho.

Rede 
Além dos 30 postos fixos hoje existentes, a rede SAC conta com 12 unidades compactas de atendimento – Pontos Cidadão – e duas unidades móveis. Dois novos pontos de atendimento ao cidadão serão instalados no interior o estado: o segundo posto SAC em Feira de Santana e mais um Ponto Cidadão em Santa Maria da Vitória.

Distante 478 quilômetros da capital baiana, o município de Irecê é o segundo maior produtor de feijão da Bahia. O destaque da microrregião para a economia baiana foi fator preponderante para a decisão sobre a necessidade de implantação do Posto SAC Irecê, que foi construído em uma área de 800 m².

Publicada às 10h20
Atualizada às 11h40 e às 14h15