A proximidade das eleições aumentou em 46% a procura pelo documento de identidade em todos os postos SAC da capital e interior do estado. Foram emitidos 208 mil documentos, entre agosto e este mês, 66 mil a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram expedidas 142 mil identidades.

Para atender à demanda extra, a Secretaria da Administração (Saeb) ampliou a capacidade da emissão nas 41 unidades fixas do SAC na capital e interior e nos dois postos móveis, que disponibilizaram no período 4.700 senhas por dia. Aumento de volume também na emissão da segunda via do título de eleitor. Nos dois últimos meses, as unidades do TRE nos postos SAC emitiram mais de 34,7 mil documentos – só em setembro foram 19.363. Outro documento muito requisitado foi a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, com 18 mil emissões no mesmo período.

Para atender à demanda por estes documentos estão sendo realizados plantões de atendimento nos fins de semana em cinco postos SAC da capital e outros 14 localizados no interior do estado. O atendimento foi iniciado em agosto, tanto para os serviços do TRE quanto para a carteira de identidade.

O aumento na emissão da identidade foi para atender à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 23.281 de 2007, que determina a exigência da apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto. Entre os documentos que serão aceitos no pleito de votação estão carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Devolução

Os eleitores que solicitaram a segunda via do título em um dos Postos SAC e ainda não receberam o documento podem procurar a unidade em que foi atendido para retirá-la. Os postos SAC da capital que já operavam em regime de plantão para emissão do documento permanecerão funcionando nos próximos finais de semana (25 e 26 deste mês e 2 e 3 de outubro) que antecedem o dia de votação, para entrega do documento. Na ocasião, o cidadão também poderá requerer a certidão de quitação eleitoral e o requerimento de justificativa de voto.

Quem ainda não tem o documento em mãos pode solicitar a segunda via apenas na Central de Atendimento ao Público (CAP) do TRE, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os cartórios eleitorais do interior emitirão a segunda via até a próxima quinta-feira (30).

Postos fazem plantão no fim de semana

Para atender à demanda dos eleitores por documentação, a rede SAC da capital funciona em esquema de plantão no fim de semana. Cinco postos, entre eles, o SAC Comércio, atendem no sábado e no domingo (25 e 26), das 8 às 15h, para emissão do documento de identidade (por agendamento e demanda espontânea) e, das 8 às 13h, para entrega da 2ª via do título de eleitor, que foi solicitada até quinta-feira (23).

Em Ilhéus e Juazeiro, a entrega dos títulos continua sendo feita pelo SAC – dias 25 e 26, das 8h às 13h, dia 2 de outubro, das 8 às 17h, e dia 3, das 8 às 15h. Nos demais municípios que possuem postos SAC, por determinação da Justiça Eleitoral, a entrega dos títulos de eleitor ocorre no cartório eleitoral.