A Associação Sol Nascente, formada por 30 mulheres da Ilha de Vera Cruz, recebeu incentivo do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) para garantir a aquisição de matéria-prima, visando à produção de temperos prontos. A compra do produto consolida os conceitos e as práticas da Economia Solidária, por intermédio da constituição de uma rede de fornecedores, que passa pelo alho do município de Piatã e pelos temperos orgânicos dos municípios de Itaberaba e Amélia Rodrigues.

O aporte financeiro pelo Credibahia atenderá uma demanda do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que envolve a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Prefeitura de Vera Cruz. A Sol Nascente produzirá dois mil quilos de tempero pronto, carro-chefe da associação, que iniciou a produção em 2008, a partir de um curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A articulação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Associação Sol Nascente começou no final de 2008, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), quando as mulheres solicitaram um curso de sensibilização em Economia Solidária para elaboração de projetos. Recentemente foi oferecido um curso de gestão ao grupo. Com a Sol Nascente, a Setre desenvolve algumas oficinas para trocas de experiência e tecnologia, inclusive, com liberação de maquinário.