Vinte e sete jovens do município de Mata de São João que receberam, nesta sexta-feira (3), certificado do curso de camareira do Programa Trilha-Setre, vivem a expectativa de serem contratados por uma rede de hotéis internacional que atua em Praia do Forte, no Litoral Norte. A partir da próxima quarta (8), elas participam de aperfeiçoamento profissional seletivo no próprio hotel, com 30 horas de duração.

“Além do treinamento, as jovens camareiras vão passar por um processo de avaliação rigoroso, dentro do padrão de qualidade da rede de hotéis cinco estrelas”, disse a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat de Feira de Santana, Márcia Scandiani. A entidade é responsável por ministrar o curso, idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Além das 27 camareiras, foram certificadas 21 pessoas capacitadas no curso de Administração. Para a coordenadora de Programas e Projetos Especiais, Rosane Porto, o programa Trilha-Setre possibilita a busca de uma vaga no mercado de trabalho e estimula a continuidade da formação dos jovens. “Este ano quase dois mil jovens foram qualificados em cursos gratuitos, com carga horária de 350 e 600 horas, montados de acordo com o perfil e a necessidade de cada região do estado”.