O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), concebido pelo governo federal, está sendo iniciado na capital baiana e em outros 34 municípios do estado, oferecendo, nesta etapa, um total de 4.750 vagas de qualificação gratuita (1.980 delas em Salvador) para jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 29 anos. Na Bahia, o programa está sendo implantado por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Contemplando vários arcos profissionais, como a Construção Civil, Hotelaria, Piscicultura, Vestuário, Arte, Agroextrativismo, Elétrica e Mecânica, os cursos do Projovem Trabalhador foram montados a partir de um estudo rigoroso do mercado de trabalho, qualificando o público nas áreas que apresentam maior carência de profissionais, de acordo com a necessidade de cada município. Esse método garante, posteriormente, maior facilidade na inserção dos jovens qualificados.

A carga horária do programa é de 350 horas, ministradas em seis meses – um período mais extenso, que melhora a assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula e no ambiente prático. O programa permitirá que os jovens recebam qualificação social, com noções de cidadania e meio ambiente, por exemplo, além da capacitação profissional na área pretendida, que abrange 80% do programa de aulas.

Critérios para participar do programa

I – Ter entre 18 e 29 anos
II – Possuir renda familiar per capta de até um salário mínimo
III – Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental
IV – Ou estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e que não esteja no ensino superior

Documentação necessária para inscrição

I – cópia do CPF
II – cópia da RG
III – cópia do comprovante de residência
IV – cópia do comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio / ou cópia do histórico de conclusão do ensino médio

Arcos Ocupacionais

As ofertas de cursos do Projovem são definidas em consonância com a demanda de empregabilidade nos municípios, a partir do parecer dos conselhos tripartites municipais. Esta etapa do programa, montada desta forma, contempla os seguintes arcos ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, arte, cultura, beleza, comunicação, marketing social, construção civil, educação, esporte, gráfica, joalheria, madeira, móveis, metal-mecânica, pesca, piscicultura, saúde, serviços pessoais, telemática, transporte, turismo, vestuário, entre outros.

Em Salvador, as áreas dos cursos estão disponíveis de acordo com o bairro de residência dos candidatos. Os interessados devem procurar, o quanto antes, a unidade central do Sinebahia (único local das inscrições), na avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 3.359, edifício Torres do Iguatemi. A relação completa das cidades e das áreas oferecidas está disponível no site da Setre.