Nesta quinta-feira (21), o bairro de São Caetano, em Salvador, recebe o programa Café com Negócios, promovido pela Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro/BA) e viabilizado com apoio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), além da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Desenbahia. 

Na primeira fase, o programa já percorreu os bairros de Cajazeiras, Itapuã e Periperi, reunindo centenas de empreendedores. Até 9 de dezembro estão incluídos Largo do Tamarindeiro (28/10), Avenida Tancredo Neves (04/11), Matatu de Brotas (11/11), Rio Vermelho (19/11), Mussurunga (25/11) e Itaigara (09/12).

Para a coordenadora de Apoio a Micro e Pequena Empresa pela Setre (Coampe), Lenna Carvalho, o programa tem o objetivo de promover a integração, o intercâmbio e o fortalecimento dos pequenos negócios de Salvador. “Ele foi construído a partir do reconhecimento do papel que o setor representa para a economia e para a sociedade brasileira. Essas empresas representam 98% do total de empreendimentos estabelecidos no Brasil e nove em cada dez são responsáveis pela participação de 20% do PIB”, disse a coordenadora.

Ainda segundo Lenna, a micro e pequena empresa emprega quase 55% dos trabalhadores com carteira assinada no país, conforme a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O presidente da Femicro/BA, Moacir Vidal, afirmou que o Café com Negócios estimula os empresários a refletir sobre as possibilidades futuras, fomenta iniciativas de parceria nos próprios bairros, construindo redes de relacionamento comerciais, e, por consequência, desenvolve o associativismo.

“A proposta do programa, iniciado em setembro passado, com apoio do Sebrae, é criar ações específicas para envolver o setor numa visão articulada de oportunidades e desafios e, por sua vez, fortalecer a atuação das micro e pequenas empresas no cenário baiano”, explicou Vidal.

No Café com Negócios, todos os espaços e ambientes privilegiam a realização de contatos e parcerias: o Balcão de Negócios mostra produtos e serviços, e o Núcleo de Informação Empresarial realiza o intercâmbio entre empreendedores e consultores, e, principalmente, oferece oportunidade de integração entre fornecedores, clientes, entidades de classe e organismos de apoio.