Uma equipe de cinco fiscais federais do Ministério da Agricultura (Mapa) realiza desta segunda até a próxima sexta-feira (18 a 22), visita ao Frigorífico Monteiro Ltda. e ao Acqua Produtos S.A, para avaliar os procedimentos e os serviços de inspeção, documentos e planilhas de cada estabelecimento. A ação faz parte do plano de auditorias do ministério para garantir a manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) na Bahia, por intermédio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab).

O Sisbi abre a possibilidade de inserção dos estabelecimentos baianos nos mercados consumidores altamente competitivos nas unidades da federação. Para conseguir a equivalência do Sisbi, a Adab realizou oficinas e treinamentos com o quadro funcional e ainda cursos em parceria com o Mapa para harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção.

A Bahia foi um dos três primeiros estados, seguido de Minas Gerais e Paraná, a aderir ao Sisbi, sistema que permite aos serviços de inspeção estadual e municipal a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), ampliando o comércio interestadual de produtos de origem animal nas diversas escalas de produção em todo o País.