A Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) realiza, entre os dias 25 e 27 deste mês, no Território de Itaparica, a primeira Capacitação Territorial dos Serviços e Benefícios da Proteção Social Básica. Os municípios beneficiados são Abaré, Macururé, Chorrochó, Rodelas, Gloria e Paulo Afonso.

Com duração de 24 horas, a capacitação é destinada aos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), membros do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), gestores municipais e técnicos do ProJovem, responsáveis pela operacionalização dos benefícios socioassistenciais.

O objetivo é discutir os serviços e benefícios da proteção básica, enfatizando as questões relacionadas ao Protocolo de Gestão Integrada e a Tipificação dos Serviços. Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Sedes, Ariselma Pereira, a capacitação permitirá maior participação dos técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam na política de proteção básica nos municípios, melhorando a qualidade dos serviços de proteção social básica oferecidos aos baianos.

O programa de Proteção Social Básica atua na prevenção de situações de risco social da população, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e no desenvolvimento de serviços, programas, projetos de socialização das famílias e indivíduos, ações de inclusão produtiva, entre outras iniciativas de enfrentamento da pobreza.

Os benefícios, tanto de prestação continuada como os eventuais, são oferecidos pelos Cras, que funcionam como unidades de referência das famílias pobres. Por meio destes equipamentos, a população é encaminhada à rede socioassistencial existente em cada município. Atualmente, o Estado oferece 497 Centros de Referência de Assistência Social e beneficia aproximadamente 1,6 milhão de famílias.