LOCAL: Casa da Diversidade, na Praça das Artes, Pelourinho.
DATA: 22.10.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 20h

O QUE É: lançamento do I Encontro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: promoverá no Pelourinho, entre 23 e 29 de outubro, o encontro de diversas manifestações artísticas presentes no estado. O objetivo é mostrar e valorizar a amplitude cultural da Bahia. Na programação constam espetáculos teatrais, shows musicais, rodas de samba, apresentações de grupos culturais, exposições, oficinas e mesas-redondas. O projeto se alinha às demandas identificadas durante a II Conferência Estadual de Cultura, na qual 73% dos participantes elegeram as manifestações populares como foco prioritário para as ações do governo estadual.

PROGRAMAÇÃO: entre os destaques estão o lançamento do primeiro Catálogo Culturas Populares e Identitárias, a exposição fotográfica Gente de Quilombo e a mesa-redonda Lei do Patrimônio Vivo. O catálogo apresenta um perfil de 37 diferentes manifestações que ocorrem na Bahia, listando os contatos de mestres e dirigentes de cerca de 700 grupos e entidades integrantes deste universo cultural. Já a exposição é uma homenagem aos povos quilombolas. Para realizá-la, três fotógrafos visitaram os quilombos de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato) e Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), primeiros da Bahia a garantir a titulação da terra, há cerca de 10 anos. As imagens evidenciam a profunda relação dos quilombolas com o território onde seus ancestrais fincaram raízes. Na mesa-redonda sobre a Lei do Patrimônio Vivo (Lei dos Mestres), pesquisadores, gestores da área de cultura e patrimônio e integrantes de manifestações populares darão início ao debate para a construção da primeira lei baiana voltada para o apoio institucional a mestres das culturas populares e identitárias. A programação completa do evento pode ser encontrada no site: www.cultura.ba.gov.br.

EXPECTATIVAS COM O EVENTO: produzir desdobramentos formais, contribuindo na avaliação e elaboração de políticas públicas de proteção e promoção da diversidade cultural. Além disso, espera-se inserir o encontro no calendário cultural do estado, com realização bienal, e, no intervalo entre as edições, realizar uma série de encontros territoriais para reforçar o intercâmbio entre os grupos e gestores públicos, bem como definir os rumos do evento de abrangência estadual.