Descontração e tranquilidade marcaram a manhã de domingo (24), no Parque da Cidade, no Itaigara, onde a Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), proporcionou para os visitantes momentos de lazer e informação com o projeto “Domingo na Praça”.

Além do acervo composto por livros, jornais e revistas, que ficam à disposição dos leitores, a Biblioteca Móvel levou o ator Fernando Lopes como o Mágico Palhaço Espiga, que deu um show de mágica e encanto para aproximadamente 200 espectadores de todas as idades. O “mágico-palhaço” fez a platéia rir por meio da sua expressão corporal e mímica. A estudante Elisandra da Silva, 10 anos, estava maravilhada por ter participado de um dos quadros. “Gostei bastante, principalmente quando fui convidada para fazer parte da mágica do nó na corda”.

O auxiliar administrativo Leandro Augusto dos Santos, 34 anos, que visitava o parque na companhia da mulher e três filhos, parou para assistir a apresentação do mágico. “Eu já estava de saída. Ao ver a biblioteca resolvi ficar mais um pouco. Achei o espetáculo interessante, diverte as crianças e os pais. É um show e tem muita gente carente que precisa desse tipo de atividade cultural”.

Opinião compartilhada pela administradora Eliane Oliveira, 32 anos. “Achei maravilhoso, a Biblioteca trazer para o parque uma atração de qualidade e gratuita, que diverte e informa toda família”. Na Biblioteca-Móvel, o público encontra estantes e mesas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. São mais de 500 exemplares. Também são instalados, em torno do carro, brinquedos educativos, que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.