O Vão Livre do Teatro Castro Alves receberá no próximo domingo (17), das 12 às 18h, a Feira de Livros Vão das Letras, um projeto do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secult, em parceria com a Câmara Bahiana do Livro (CBaL) e o Teatro Castro Alves. O evento contará com um acervo variado de livros, tanto de literatura como científicos e infanto-juvenis. Durante a Feira, a Biblioteca de Extensão estará presente com livros, jornais e revistas à disposição dos leitores.

Segundo a coordenadora do NLLL, Lúcia Carneiro, esta edição do Vão das Letras trará novidades, tais como a presença de dois sebos, que comercializarão seus livros a preços especiais; venda de artesanato, estande para trocas de livros e BookCrossing. “No BookCrossing as pessoas deixam livros em locais públicos, para que outros possam encontrar, ler e depois deixar o livro livre, assim o maior número de leitores terão acesso ao conhecimento. Levaremos esta prática para a Feira”.

A coordenadora também destaca a troca de livros. “Quem tem livro em casa e deseja trocar por outro terá uma boa oportunidade para fazer escambo, prática rara nos dias atuais”.

Programação

Às 12h30, Conversas em Vão – recital livre de poesia. Poetas de diversos grupos literários de Salvador poderão declamar seus versos e mostrar seus trabalhos aos leitores interessados. Às 15h, o escritor Lima Trindade participará da Conversa com o Escritor, um bate-papo descontraído que terá a mediação dos escritores Mayrant Gallo e Dênisson Padilha Filho.

Lima Trindade é mestre em Letras pela UFBA e tem publicados os livros Supermercado da solidão (novela), Todo o Sol mais o Espírito Santo (contos) e Corações blues e serpentinas (contos). É também editor do site cultural Verbo 21, de Salvador, no ar desde 1997.

Às 17h, será a vez do grupo de RAP Opanijé, que possui um estilo próprio de Hip Hop, com letras que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana. A banda une o que há de mais contemporâneo nas tendências musicais como: samplers, efeitos e batidas eletrônicas, ao que temos de mais tradicional na cultura afro-baiana, como o uso de berimbaus, instrumentos percussivos e cânticos de Candomblé, transformando fé, aprendizado, amizade e consciência em música.

Livros

A Feira reunirá editoras e livrarias para a comercialização de obras a preços reduzidos, artistas da cena literária e musical baiana. Na Feira de Livros, o público, formado por pessoas de todas as idades, encontrará obras de diversos gêneros literários, entre infanto-juvenis, romances e clássicos da literatura, em estandes das Livrarias Galeria do Livro, RV Quadrinhos, Livraria LDM e Mídia, e das editoras Mídia Louca, Grupo Editorial Record, Edufba e do Sebo Cantinho da Pituba e Sebo da Praia.