No palco da sala de espetáculos do Centro de Cultura ACM ou na praça Ruy Barbosa, em Jequié, a magia do Teatro de Bonecos tomará vida nas mãos dos diversos manipuladores baianos no Festival de Teatro de Bonecos da Bahia, que acontece pela primeira vez no município com recursos do Fundo de Cultura da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Os espetáculos selecionados foram: A Lenda do Dragão Encantado (Salvador), Marieta e seus amores (Jequié), A Flor Mariquita (Feira de Santana), A Flor do Mamulengo (Itabuna) e a Filha que bateu na mãe e virou cachorra (Camaçari). As apresentações são gratuitas.

Dentre a programação do evento acontece também um workshop para 30 alunos de escolas municipais da região. Os alunos terão oportunidade de aprender desde a manipulação dos bonecos até a sua construção, com aulas teóricas e práticas, a serem realizadas no Centro de Cultura ACM, com carga horária total de 28h.

A realização do Festival foi ideia do bonequeiro e diretor teatral da região, Álvaro Araújo. “Sou bonequeiro há bastante tempo e sempre procurei difundir o teatro de bonecos, então resolvi fazer o festival e um workshop. A receptividade do público de Jequié é maravilhosa e por isso resolvi fazer na minha cidade, além de poder fomentar a produção local”, completa Araújo.

O Brasil é um dos países que possui tradição na arte de manipulação de bonecos. Como referência nacional estão Ilo Krugli do Teatro Vento Forte, de São Paulo, o grupo Giramundo, de Belo Horizonte, com mais de 40 anos de existência. Essa é a primeira vez que o interior da Bahia realiza um Festival de Bonecos.

Descentralização

O projeto de descentralização da cultura, promovido pela SecultBA, vem mostrando resultados. No segundo semestre deste ano, a secretaria investiu em festivais de teatro e dança que aconteceram no sudoeste do estado, promovendo a formação de plateia, a circulação dos espetáculos e artistas.

“A produção cultural do interior foi estimulada pelo projeto de descentralização da cultura que é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado. Jequié é sede do território do Médio Rio de Contas e conta com 16 municípios, então, para nós, da Secretaria Municipal de Cultura de Jequié, é bastante importante esse olhar da secretaria estadual. Por sermos a segunda maior cidade do Sudoeste baiano, é nossa responsabilidade agregar esses municípios e mostrar para eles que o interior também pode realizar ações em cultura”, afirma o diretor de Gestão Cultural, Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequié, Alysson Andrade.

Espetáculo: A Lenda do Dragão Encantado
Quando: 12/10

Espetáculo Marieta e Seus Amores
Quando: 13/10

Espetáculo A flor de Mariquita
Quando: 14/10
Local: Centro de Cultura ACM

Espetáculo A filha que bateu na mãe e virou cachorra
Quando: 15/10
Local: Praça Ruy Barbosa

Espetáculo A flor do Mamulengo
Quando: 16/10
Horário:15h
Local: Centro de Cultura ACM.

*Todos os espetáculos são gratuitos.