Os adeptos da sétima arte podem assistir a dois filmes de Ernst Marischka, nesta quinta-feira (21) e no dia 28 deste mês – Sissi, a Imperatriz, e Sissi e seu Destino, que fazem parte da trilogia sobre a vida da imperatriz Elizabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn ou simplesmente Isabel da Áustria, rainha da Hungria e Imperatriz da Áustria, popularmente conhecida como Sissi da Áustria e Hungria. Os filmes fazem parte do programa “Cinema no Museu” que apresenta filmes históricos sempre às quintas-feiras, a preços populares (R$ 5).

Na sexta-feira (22), às 17h, no auditório do Museu, o público também poderá conhecer, gratuitamente, a história do Barão de Jeremoabo, na palestra “De Barão a Coronel: trajetória política de um líder conservador na Bahia (1838 a 1903)”, realizada por Álvaro Pinto Dantas de Carvalho. Não é preciso fazer inscrição prévia. A programação cultural do Museu Carlos Costa Pinto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), por intermédio do Fundo de Cultura.

Ernst Marischka
Roteirista e cineasta austríaco, Ernst Marischka dirigiu 29 filmes, três deles sobre a vida da Imperatriz Sissi, indicado duas vezes ao Festival de Cannes. Escreveu 93 filmes entre 1913 e 1962. Marischka se apaixonou pela história da imperatriz por conta da vida bela e destrutiva da moça conhecida por sua beleza e morte trágica.

Barão de Jeremoabo
Maior latifundiário do Nordeste e deputado baiano no período de 1938. Bastante influente na política, Cícero Dantas Martins, seu nome de batismo, deixou grandes marcas históricas por meio de cartas trocadas com personalidades como José de Alencar, Barão de Rio Branco, Barão de Cotegipe e Visconde de Niterói. Foram mais de 44 mil cartas, de 1873 a 1903, muitas delas sobre a Guerra de Canudos.