“Vocês devem estar imaginando o alívio que está o meu coração com esta cerimônia que acontece esta noite”, discursou emocionado o maestro Fred Dantas, um dos mais importantes representantes das filarmônicas no estado, ao participar do ato simbólico para assinatura dos contratos do Programa de Fomento às Filarmônicas.

A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (30 de setembro) e foi realizado no Salão de Gala do Palácio Rio Branco pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), por intermédio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com investimentos na ordem de R$ 4 milhões.

Compareceram à cerimônica a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Gisele Nussbaumer; o diretor de Música da Fundação, Gilberto Monte; além de mais de 100 representantes de Filarmônicas de todo o estado da Bahia.

“É uma satisfação podermos chegar nesse momento e realizarmos esse apoio que vem sendo construído desde o início desta gestão. Nós agradecemos muito a vocês por terem respondido a esse chamamento”, disse a diretora da Funceb/Secult-BA.

Fortalecimento
“Essa é a primeira parte do programa, que disponibiliza R$ 4 milhões para a compra de fardamento e instrumentos, além de incentivar a classe de músicos de filarmônicas. Além disso, nós vamos lançar o Catálogo e o Portal das filarmônicas. Agradeço a toda a equipe da Fundação que tem se dedicado à criação desse Programa”, falou Gilberto Monte.

O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, presente na cerimônia, preferiu ouvir primeiro as filarmônicas antes do seu discurso oficial. “Essa noite é de vocês, então nada mais justo do que primeiramente ouvi-los falar”. Após a quebra do protocolo, diversos componentes das filarmônicas pediram a palavra.

“Sou maestro das filarmônicas Filhos do Oeste e Santana e por muitas vezes essas duas entidades não tinham recursos para comprar instrumentos e fardamento. Meus agradecimentos ao Programa de Apoio às Filarmônicas, que vai possibilitar trabalharmos sem essa preocupação”, disse o maestro Nathan Paz do Carmo.

Marco histórico
“Estou muito satisfeito com esse momento, e que ele seja um marco na história das filarmônicas. Essa assinatura representa também um momento de diálogo positivo com a Secretaria de Cultura do Estado, que nos ouviu e pensou a melhor forma de nos apoiar, respeitando nossa história e nos reconhecendo como um povo da música no estado”, disse o maestro Fred Dantas.

O secretário Márcio Meirelles finalizou os discursos da noite e afirmou que “esse Programa foi uma construção conjunta, que teve início em 2007 e que agora conseguimos realizar. Não estamos aqui apenas para disponibilizar recursos, mas para crescermos juntos, fortalecendo o setor e ampliando os horizontes”.

Para Meirelles, o Programa irá proporcionar cursos de produção cultural e prestação de contas, além de garantir um catálogo bilíngue e um portal na internet que vai aproximar as filarmônicas. “Esse trabalho foi desenvolvido como o Programa Ouro Negro e vem dando certo, agora é a vez de vocês. Não é possível pensar a música brasileira e baiana sem o trabalho das filarmônicas”, finalizou.

Memória
Os passos seguintes do Programa de Fomento às Filarmônicas do Estado da Bahia incluem o lançamento de um edital exclusivo para essas entidades, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia; a edição do Catálogo das Filarmônicas, uma publicação bilíngue que apresentará as filarmônicas cadastradas; a realização do Curso de Qualificação para Gestão, Empreendedorismo e Elaboração de Projetos, em parceria com o Sebrae, para qualificação de gestores de filarmônicas.

Também está prevista a criação de um Portal das Filarmônicas, ambiente virtual de concentração de notícias, informações e interlocução; a Preservação do Acervo e Memória das Filarmônicas, com pesquisa e registro dos arquivos musicais e históricos; a Qualificação de Mestres e Músicos, para aperfeiçoamento de metodologias de ensino de música; e o Curso de Reparos em Instrumentos, com oficinas para jovens.