Música, dança, teatro, circo, cinema, intervenções artísticas, Feira de Economia Solidária, bate-papo e atividades físicas integram a terceira edição da Feira Engenho das Artes Populares (Feap), que será realizada desta sexta-feira a domingo (22 e 24), no Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro Engenho Velho de Brotas. O evento apresenta os resultados das oficinas gratuitas oferecidas pelo Ponto de Cultura do Solar.

A comunidade terá 30 horas de programação e um ônibus – o ‘Expresso Solar’ – com passagem gratuita, que circulará pelo bairro de Brotas convidando o público para participar da feira.

No sábado (23), às 19h, haverá a leitura do texto Pavio Curto, elaborado pelos alunos que participam das atividades do Solar e aborda o sensacionalismo na imprensa, a violência e tráfico de drogas. Com estreia prevista para janeiro de 2011, o espetáculo é dirigido por Fernando Guerreiro, diretor teatral e instrutor da oficina de Direção Cênica do Solar, também coordenador do Núcleo de Formação de Atores (Nufa).

“O projeto é estimulante, de grande aprendizado. Todos trabalhando juntos desde a montagem, texto, figurino. São mais de 300 pessoas envolvidas, entre profissionais de renome, que se mostraram solícitos desde o início do Nufa. Nossa expectativa é bastante positiva, pois estamos apresentando novos e bons profissionais e esperamos inseri-los no mercado de trabalho”, explica Guerreiro.

Também participam da Feap, grupos de Brotas, a exemplo da Companhia de Dança Rumpilé do Engenho, a Companhia de Teatro Solidário de Brotas, o Grupo Vozes do Engenho e o Coletivo Construções Compartilhadas, e de outras localidades. Outros convidados são artistas de Minas Gerais (a banda Graveola e o Lixo Polifônico, o DJ Spider e o rapper Renegado), além dos grupos baianos Viola de Marujo, o Terno de Ás, o DJ Branco e seu CMA Hip Hop.