Depois de concluído todo o serviço de limpeza e terraplenagem da área, aproxima-se do final a etapa de instalação das ferragens que irão sustentar as colunas do ginásio de esportes de Cajazeiras, no bairro mais populoso de Salvador, com 450 mil habitantes.

Localizado na Estrada do Coqueiro Grande, Loteamento Cajazeiras, o ginásio de esportes, que o Governo do Estado constrói com recursos próprios, terá uma quadra com dimensões oficiais (45m x 65m) e poderá receber jogos, envolvendo as seleções brasileiras e de outros países, nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal.

De nível internacional e capacidade para 2.675 pessoas bem acomodadas, o novo equipamento esportivo terá dois alojamentos destinados a 20 atletas, cada, que serão construídos sob as arquibancadas. O investimento é de R$ 5,8 milhões. O espaço contará com uma tribuna de honra, com 12 cadeiras, e mais 100 cadeiras especiais ao redor, seis cabines de rádio e duas de televisão, três vestiários, sendo dois para as equipes e um para os árbitros, duas cantinas, dois placares eletrônicos, bilheterias, sanitários públicos, áreas para a Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Totalmente coberto em estrutura metálica, na forma de arco, com telhas de alumínio termo-acústico e recheio de polipropileno estendido, o ginásio será completamente murado e com guarita e estacionamento interno com capacidade para 100 veículos. No seu entorno será construído um campo de futebol “society”, com 40m x 30m e um parque infantil completo. Portadores de necessidades especiais contarão com dependências próprias.

Oportunidade
A construção do ginásio de esportes cumpre com todas as normas internacionais e está em observância ao Estatuto do Torcedor. Para a moradora Karla Nunes de Oliveira, 24 anos, mãe de Felipe, 10 anos, e Johny, 6 anos, o ritmo da construção está bom. “Vejo uma boa oportunidade para que algum dos meus filhos venha a se tornar, futuramente, um atleta e possa disputar, aqui, jogos esportivos. Para mim, este dia será inesquecível”, comemora.

O armador de ferragens, Paulo César Ferreira Nunes, 44 anos, morador do bairro há 10 anos, sonha em ver Cajazeiras com outro nível de qualidade de vida. “Tenho sete filhos e gostaria muito que eles pudessem aproveitar desta obra que ajudo a realizar”. Seu colega de profissão, Jorge Luis da Silva, 42 anos, vive uma outra expectativa: a de ver as netas Kaiala , 2 anos, e Jéssica, 3, jogando basquete, o seu esporte de quadra preferido.

Já a jovem Flávia Ramone, 27 anos, formada em Administração, espera ver Cajazeiras crescer como bairro alternativo. “Gosto de surfe e natação, mas a chegada deste ginásio de esportes será muito especial para a nossa comunidade”. Lúcia Pires, ao seu lado, completa: “somos muito carentes de áreas de lazer como esta que vemos construir. Especialmente áreas que atendam as nossas crianças”.

A doméstica Ana Barbosa de Jesus dos Santos, 30 anos, mãe de Mateus, 9, Bruno, 11, e Bruna, 4, ficou admirada em ver as obras seguindo firme. “Finalmente, teremos aqui um espaço para trazer os nossos filhos, onde possam praticar esporte. Será uma coisa muito boa e que vai melhorar em muito as nossas vidas” finalizou.