Políticas de lazer, atividades turísticas, oportunidades de negócios, exercício da cidadania, consumo sustentável dos espaços, recursos naturais, criação de ambientes culturais. Esses foram assuntos de destaque no ‘1º Seminário Turismo e Copa do Mundo de 2014: Tendências, Debates e Oportunidades”, realizado, nesta quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores de Simões Filho, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, com a participação da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa).

O objetivo foi inserir Simões Filho no panorama de visibilidade e apresentar seu potencial na área do turismo, além de discutir melhorias para tornar a cidade um local mais atrativo e melhor para viver. O secretário da Secopa, Ney Campello, afirmou que a Copa do Mundo é pensada por meio do planejamento dos seus legados, que proporcionarão desenvolvimento econômico, social e uma boa experiência para o turista.

Também destacou o potencial do turismo baiano, a melhoria na infraestrutura no porto de Salvador, a um quilômetro da Arena Fonte Nova, e a modernização do aeroporto, ressaltando, no entanto, que o grande legado será a qualificação do capital humano. Ney Campello disse ainda que nos próximos meses serão intensificados esforços para conseguir que a capital baiana seja sede da abertura do Mundial de 2014.

Participaram do evento, a superintendente do Turismo da Setur, Rita de Cássia, o vice-prefeito de Simões Filho, Jesival Xavier, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aderbal Menezes, o vereador Joel Ribeiro Leal, o arquiteto e urbanista, Edson Arruda, e o consultor de Turismo do Sebrae/BA, Fernando Amaral.