Uma grande festa do esporte com os jogos finais da Copa do Servidor, descontos especiais no mercado e a publicação de uma série de perfis no site www.portaldoservidor.ba.gov.br marcam a passagem do Dia do Servidor, nesta quinta-feira, 28 de outubro, para o funcionalismo público estadual. As iniciativas integram ações de valorização reunidas no programa Você Servidor, voltado para a assistência integral ao funcionalismo, do estímulo às boas práticas de trabalho à melhor qualidade de vida.

A final da Copa do Servidor de futebol de campo reúne as categorias masculino, feminino e sênior, nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, com jogos no clube da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia- Afpeb e no estádio de Itinga, em Lauro de Freitas, e no clube da Assalba, a associação dos servidores da Assembléia Legislativa, em Itapuã. O evento será encerrado no final da manhã, na Afpeb, com festa e entrega das medalhas aos campeões do torneio, que começou em junho e contou com a participação de um total de 1,3 mil atletas.

Até o dia 31 de outubro estão valendo as promoções oferecidas pelo Clube de Desconto do Servidor. Com a apresentação do crachá ou do contracheque, junto com a carteira de identidade, os servidores têm descontos especiais em diversos serviços e produtos. Essential Idiomas, Wall Street Institute, Okey Dokey Idiomas, Dynamic, Unifaz, Bamboo Podologia, DK Beauty, Contours Academia para Mulheres, Habitus Décor, Tic Tac Fantasias são as empresas que participam da promoção, que vai até o dia 31. O consagrado espetáculo teatral Os Cafajestes, em cartaz até o dia 31 no Teatro Módulo, também entra na promoção oferecendo meia entrada para servidores estaduais e acompanhantes.

Inteiramente reformulado em maio para melhorar a comunicação com o funcionalismo, o Portal do Servidor não poderia ficar de fora da homenagem e por isso apresenta uma série de depoimentos de servidores estaduais, que podem ser conferidos na área de Notícias. São declarações autênticas, algumas recheadas de emoção, sobre o que é ser servidor. É o caso da enfermeira Maria da Conceição Santos de Jesus: Todas as minhas realizações profissionais, eu fiz como servidora pública, afirma a servidora em seu perfil. Eu sempre tive um desejo muito grande de ser servidora, completa.

Você Servidor 
Desde 2007, o governo vem adotando medidas de valorização do servidor como parte de uma política direcionada à reestruturação das carreiras, à melhoria das condições de trabalho e à qualidade de vida. O Programa Você Servidor, responsável pela área de valorização, constitui um pacote de iniciativas complementares às melhorias na área de carreiras.

As iniciativas partem da premissa de que uma efetiva política de Recursos Humanos também cuida de aspectos como a qualificação, a saúde, o bem-estar, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a preparação para a aposentadoria, o sentimento de pertencer a uma coletividade.

O Você Servidor tem como destaque a Nova Rede Planserv, que transformou o plano de saúde dos servidores em um dos mais respeitados da Bahia. Outra iniciativa importante é o Programa Bem Viver, que reúne ações de qualidade de vida como atividades físicas gratuitas e eventos esportivos, a exemplo da Olimpíada do Servidor, em 2009, e da Copa do Servidor, em 2010. Na mesma linha, o governo lançou também o Prepare-se Programa de Preparação para a Aposentadoria, que já promoveu encontros reunindo centenas de servidores prestes a se aposentar.

Também integram o Você Servidor as ações de capacitação desenvolvidas pelo sistema UCS Universidade Corporativa do Serviço Público, as promoções especiais no mercado obtidas pelo Clube de Desconto do Servidor e, finalmente, o reconhecimento promovido por intermédio dos prêmios Boas Práticas, de melhorias no ambiente de trabalho, e Servidor Cidadão, de estímulo ao voluntariado.

Também fazem parte do processo de valorização as ações de comunicação que vêm sendo implementadas pela Secretaria da Administração, como o novo Portal do Servidor, o Boletim do Contracheque e o programa Rádio Servidor, em parceria com a 107.5 Educadora FM.

Avanços na carreira 
O Governo do Estado registra avanços importantes nos últimos anos também no planejamento das carreiras do funcionalismo que, de acordo com o secretário da Administração, Manoel Vitório, pela primeira vez passou a ser pautado pelo mérito e conectado às políticas de melhoria da prestação de serviços à população.

Foram reestruturadas ao todo 82 carreiras (90% dos servidores ativos do Estado). Ficaram para uma segunda etapa apenas carreiras que passam por definição quanto ao modelo de gestão. Pela primeira vez, além disso, foram assinados acordos com prazos ampliados, alguns até 2011, com previsão de incorporações, progressões e promoções e reajustes, entre outros itens. O secretário ressalta, ainda, que todos os acordos vêm sendo rigorosamente cumpridos pelo governo, que nem no auge da crise financeira internacional deixou de honrar o que foi acordado nas mesas de negociação.

A reestruturação assegurou também o destravamento das carreiras, permitindo ganhos com promoções e com avaliação de desempenho vinculada ao mérito. Entre os grandes grupos ocupacionais, o Magistério iniciou a avaliação de desempenho em setembro de 2010, e o processo está em fase de implantação entre os servidores da Saúde. A reestruturação, lembra o secretário, também envolve enquadramentos, incorporações e realinhamento de gratificações.

Garantia de que nenhum vencimento fique menor que o salário mínimo vigente é outra máxima que passou a valer na área de Recursos Humanos do Estado. De acordo com o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Adriano Tambone, a medida foi estabelecida desde 2007, beneficiando cerca de 50% dos servidores ativos, e vem protegendo as remunerações de quem está na base das carreiras, como soldados na PM, professores de níveis 1 e 2 (20 horas) e auxiliares de Enfermagem na Saúde. Desde então, todos os planos de reestruturação partem sempre desta garantia, reivindicação número um do funcionalismo quando começou a ser definido o atual modelo de RH.

A extensão do auxílio alimentação a todos os municípios do Estado para policiais militares e professores é outra medida que já foi colocada em prática, atendendo a antigas reivindicações e beneficiando milhares de servidores. O valor do auxílio, além disso, foi reajustado para R$ 9. Um aumento de até 80% para as categorias que tinham o auxílio fixado em R$ 5.