Nesta terça-feira (5), 700 integrantes do projeto Mulheres da Paz vão receber certificado de capacitação como mediadoras sociais de ações de mobilização e defesa dos direitos humanos. A cerimônia acontece às 9h, no Salão Íris do Fiesta Bahia Hotel.

O Mulheres da Paz, que faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), é promovido pelo Ministério da Justiça e capitaneado na Bahia pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a organização não-governamental Avante – Educação e Mobilização Social.

“Terminada a capacitação, as mulheres da paz já estão preparadas para a ação comunitária”, afirmou a secretária da Sedes, Arany Santana. “Em seis meses, elas aprenderam sobre direitos humanos, políticas públicas, questões de identidade, mediação de conflitos e cultura de paz e já funcionam como uma ponte fundamental entre a família e a rede socioassistencial do Estado”.

Entre as tarefas das mulheres da paz, estão visita às famílias e a realização de palestras, reuniões, oficinas e atividades nas escolas, fazendo com que os conflitos sejam resolvidos por meio do diálogo, com o restabelecimento da paz na sua comunidade.

Como cada mulher da paz atende dez famílias, atualmente são sete mil famílias sendo acompanhadas na Bahia. Das 700 integrantes que já estão atuando na Região Metropolitana de Salvador (RMS), 400 trabalham na capital, 100 em Lauro de Freitas, 100 em Camaçari e 100 em Simões Filho.

Os bairros beneficiados com o projeto são Tancredo Neves/Beiru, Itinga, São Cristóvão, Areia Branca, Caji, Vida Nova e Portão, PHOC I, II e III e Ponto Parada.