O Instituto Bahiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e suas atividades foram abordados amplamente em palestra proferida na terça-feira (5), pelo representante da direção geral do órgão, Ricardo Reis, especialista em metrologia e qualidade.

Ricardo Reis participou do evento “Senai Casa Aberta” promovido pelo Senai-Cimatec, na unidade de Piatã, em Salvador, e falou sobre Metrologia Legal e Direito do Consumidor. Além de esclarecer sobre as ações do Instituto, o objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da metrologia e dos direitos do cidadão.

Na oportunidade, o palestrante falou sobre as atividades desempenhadas Ibametro, lembrando que elas são de fundamental importância para a regulação das relações de consumo envolvendo consumidor, empresas e órgãos governamentais. Órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), na Bahia, o Ibametro é vinculado à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração.

“O controle da qualidade metrológica de produtos e serviços ligados às áreas de saúde, segurança, meio ambiente, transações comerciais, tarifações e fiscalizações diversas são importantíssimas para garantir a melhoria dos serviços prestados à sociedade e, sobretudo, para zelar pela segurança do cidadão”, assegurou Ricardo Reis.

Ele lembrou ainda que as pessoas estão diariamente em contato com instrumentos de medição, sujeitos à regulamentação metrológica, a exemplo do popular bafômetro, hidrômetros, bombas de combustível, balanças, entre outros. Segundo Reis, a metrologia legal cuida dos aspectos do segmento que têm impacto direto, não somente na vida do consumidor, como também de todos os cidadãos.

O Instituto faz a fiscalização dos produtos regulamentados por normas específicas, como aqueles que devem trazer, obrigatoriamente, a marca de certificação do Inmetro, além de instrumentos de medição, como os taxímetros, que passam por verificações rotineiras. Também fiscaliza, periodicamente, os chamados produtos “pré-medidos”, como são denominadas as mercadorias embaladas na ausência do consumidor, a exemplo de feijão, arroz, gás de cozinha, macarrão e outros.