Atendentes dos postos do Procon/BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), receberam na quinta-feira (7) certificado de conclusão do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso vai ajudar o profissional do atendimento a se comunicar melhor com o consumidor com deficiência auditiva que vai ao órgão para registrar queixas contra fornecedores de produtos e serviços.

A iniciativa do Procon faz cumprir a Lei 10.436, de abril de 2002, que obriga o poder público e empresas concessionárias de serviços públicos a dispor de formas institucionalizadas para apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.

Os atendentes tiveram aulas práticas e teóricas durante as 60 horas do curso, ministradas pela Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), entre 13 de setembro e 7 deste mês. No total, foram certificados 18 profissionais.

Segundo a diretora de Assuntos Especiais do Procon, Laura Nogueira, a intenção é fazer com que eles transmitam os conhecimentos obtidos para os outros atendentes. Foram certificados ainda assistentes sociais e profissionais do setor de informática do órgão, além de integrantes da Coordenação Executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, que também participaram do curso básico de Libras.

A diretora da Aesos, Márcia Lemos, explicou que o conteúdo do curso obedeceu ao cronograma padrão já utilizado pela instituição quando realiza capacitações para órgãos públicos e empresas privadas, sendo acrescentados apenas vocabulários que geralmente são utilizados nos atendimentos do Procon. Para ela, a iniciativa de tornar o órgão acessível às pessoas com essa deficiência vai ajudar os profissionais a respeitar a diversidade, além de proporcionar o exercício da cidadania.

Durante a entrega dos certificados, os alunos formaram equipes e encenaram situações de atendimento em Língua Brasileira de Sinais para mostrar os conhecimentos obtidos no curso.