Durante visita ao secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, na manhã desta quinta-feira (14), o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma), Mauro Buarque, abordou a necessidade de se discutir as agendas ambientais do estado.

Mauro informou que está percorrendo todos os estados brasileiros para formular agendas com os gestores estaduais na área ambiental. “Já foram instaladas nove sessões e nós pretendemos ter representações da associação em todos os estados brasileiros”, informou.

Segundo ele, o objetivo é aproximar os gestores estaduais de meio ambiente dos representantes municipais, de forma que a Anamma esteja presente em todo o Brasil. “Não podemos estar nacionalmente acompanhando as pautas de todos os estados, por isso é que as representações regionais precisam ser atendidas por gestores do próprio estado”, destacou.

Uma comissão provisória, que está sob a coordenação da secretária municipal do Meio Ambiente de Luiz Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, foi criada enquanto não acontece a eleição do presidente da Anamma-Bahia e dos coordenadores regionais. A eleição acontecerá no dia 27 de novembro, durante a reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram).

“Estamos na coordenação provisória convocando os municípios até obtermos os 10% que precisamos para instalar a associação. Além disso, vamos batalhar para conseguirmos cadeiras no Cepram, no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dentre outras instâncias ambientais”, disse.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a vinda da Anamma para a Bahia facilitará as discussões a cerca da questão ambiental. “Temos total interesse nesse processo, pois a construção das políticas públicas e conjuntas, entre estado e município, será reforçada”, ressaltou.