A Bahia amanheceu nesta quarta-feira (20) com chuva nos principais pontos onde foram registrados focos de incêndios florestais nas últimas semanas, como foi o caso da Chapada Diamantina e da região Oeste do estado, que vinham registrando altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Segundo o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros Militares de Lençóis, coronel Miguel Filho, responsável pelo combate dos incêndios florestais nessas áreas, “a chuva forte, com muitos relâmpagos e trovoadas, chegou à Chapada Diamantina terça-feira, no final da tarde, e nos municípios de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, no oeste do estado, hoje".

Chuva torrencial também já havia sido anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e veio cessar focos de incêndios que já vinham sendo combatidos nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim e Piatã.

De acordo com o meteorologista Ricardo Rodrigues, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), “o estado está todo encoberto, com muita nebulosidade e com possibilidade chuva”. Ele relata que a chuva ajudou bastante a debelar os poucos focos de incêndio que também persistiam nos municípios de Iaçu, Itaberaba, Andaraí e Maracás. Lembrou que até sábado ainda há uma boa possibilidade de chuva, com previsão de tempo chuvoso nos próximos dois dias.

Campanha de conscientização

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) lançou, na Chapada Diamantina, a campanha “Chapada Sem Fogo” com o objetivo de evitar os incêndios florestais que costumam ocorrer a partir do mês de agosto. A ação foi discutida no âmbito do Comitê de Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Sema e tem a participação de nove secretarias estaduais.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população local e os turistas contra atitudes que sejam prejudiciais ao meio ambiente e, principalmente, contra atividades que ocasionem queimadas, como jogar pontas de cigarros na estrada, fazer fogueiras ou atear fogo na vegetação para manejo do solo. Para isso, foram divulgadas informações pertinentes em todos os municípios da Chapada Diamantina, por meio de outdoors, carro de som, spot de rádio, panfletos e cartazes. A campanha foi estendida ao 12º Festival de Lençóis, evento musical que aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês, que reuniu cerca de 10 mil pessoas por noite.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a junção dos esforços é o que vem garantindo o êxito da operação na região. “Contamos com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, dos brigadistas da Chapada Diamantina, do Corpo de Bombeiros, das Prefeituras e do Instituto do Meio Ambiente. Felizmente todas as queimadas foram combatidas em tempo hábil e nós podemos comemorar, pois tivemos poucas ocorrências comparadas com anos anteriores”, assegurou.

Participação popular

Somente este ano, a operação Chapada Sem Fogo formou 28 brigadas e capacitou 135 brigadistas de 16 municípios da Chapada Diamantina. No total, desde 2007, 530 brigadistas foram qualificados. Além da capacitação, a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), também distribuiu equipamentos de proteção individual aos brigadistas. Já foram entregues 1.757 itens de proteção individual (EPIs), entre gândolas, calças, botas, óculos, máscaras e meiões.

Na avaliação do coordenador de Defesa Civil, Antônio Rodrigues, “a participação popular e o fortalecimento da presença dos entes federativos – União, Estado e Municípios – foram fundamentais para garantir o sucesso das ações na Chapada Diamantina”. Rodrigues considera as atividades deste ano do Estado como as mais dinâmicas dos últimos anos.

Também estão em curso ações em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para o atendimento médico aos brigadistas e a realização de exames de rotina. Entre outras atividades, será assinado um termo de cooperação entre a Cordec e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, visando recuperar e ampliar o sistema de comunicação via rádio (HT), interligando diversos órgãos, prefeituras e guias turísticos. A medida vai melhorar a comunicação sobre a ocorrência dos focos de incêndio e garantir mais segurança para o ecoturismo.

“Agora é só alegria!”, comemora Juracy Guimarães, diretor de Meio Ambiente do município de Santa Rita de Cássia. “Os agricultores já estão se organizando aqui para plantar, pois nossa expectativa é que só pare de chover em março aqui na região”, afirmou Guimarães.