Pela segunda semana consecutiva, a maior parte da Bahia não terá um fim de semana ensolarado. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. A mudança do tempo é provocada por uma extensa faixa de umidade (proveniente da Amazônia) entre as regiões Norte, parte do Centro-Oeste e o setor centro-sul do Nordeste brasileiro, contribuindo para a formação de áreas de instabilidade sobre essas regiões.

A presença do aumento de umidade provoca também o crescimento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas fracas em várias cidades. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) podem ocorrer também chuvas moderadas e fortes em algumas localidades.

De acordo com a previsão do Ingá, o aumento de nebulosidade, juntamente com a ocorrência das chuvas, vem favorecendo a redução do número de focos de incêndios e calor sobre a Bahia. Segundo os meteorologistas, as informações foram colhidas a partir da coleta de dados de vários satélites, entre eles, o Noaa 15 – noturno. Por meio das imagens dos satélites foi possível monitorar os pontos de calor que poderiam originar incêndios, favorecendo o trabalho de prevenção nos municípios da Chapada Diamantina e na região oeste.

tempo

Entre sexta-feira e domingo (28 a 31), as temperaturas deverão oscilar entre 21ºC (mínimas) e 30ºC (máximas) em Salvador e região metropolitana. Mesmo com o aumento da nebulosidade, as temperaturas previstas para as regiões norte, oeste e São Francisco deverão manter-se mais elevadas, com máximas de até 32ºC. As mínimas serão registradas nas regiões mais elevadas da Bahia, a exemplo da Chapada Diamantina, onde os valores não serão inferiores a 17ºC.

Maré 
No período de sexta a domingo, a maré alta deverá atingir valores de 1,5 m a 2,0 m de altura, em torno das 9h e 21h, e a maré baixa, valores entre 0,5 m e 0,9 m, entre 1h e 13h. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até dois metros.

Radiação ultravioleta 
 
Na primavera, estação caracterizada pela elevação nas temperaturas, há uma redução das chuvas na maior parte das regiões do Brasil. Esta época do ano também faz parte do período mais seco da região nordestina, indicando maior incidência dos raios solares e, consequentemente, aumento da radiação ultravioleta.

Os IUVs permanecem com intensidade Extrema, oscilando entre 11 e 12, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. Este tipo de categoria, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), exige cuidados quanto à exposição à radiação solar como evitar os horários entre as 10h e 16h, usar protetores/filtros solar, bonés, óculos escuros, roupas leves; cuidados esses, imprescindíveis para prevenir danos em longo prazo do tipo câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.