A presença da massa de ar quente e seco mantém o céu com poucas nuvens em grande parte do Nordeste brasileiro. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), desta sexta-feira (15) até domingo (17), essa condição deixará o tempo ensolarado e sem chuvas nas regiões oeste, São Francisco, norte e centro-oeste da Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia.

Nessas áreas deverão ser registradas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas variando de 33°C a 36°C. Em Salvador e região metropolitana, as temperaturas irão oscilar entre 21°C (mínimas) e 31°C (máximas), e o céu estará parcialmente nublado a claro. A previsão se estende às regiões do nordeste, Recôncavo, sul e setor leste da Chapada Diamantina.

tempo

Chuvas fracas e isoladas poderão ocorrer, na faixa litorânea do Recôncavo e sul da Bahia, devido aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Mesmo com a atuação da massa de ar quente e seco alcançando o estado, são esperadas temperaturas mais amenas, em algumas áreas da Bahia, a exemplo das regiões serranas da Chapada Diamantina, com mínimas variando entre 17°C e 19°C.

Maré

Desta sexta-feira (15) até domingo (17), a maré deverá atingir a altura máxima, com valores variando de 1,5 m a 1,8 m, em torno das 11h e 23h. Já a maré baixa, com valores entre 0,7 m e 1,0 m, está prevista para ocorrer por volta das 5h e 17h. Nesse período as ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima alcançando 2,0 m.

Índice de Radiação Ultravioleta

A estação da primavera é marcada pela elevação da temperatura e redução das chuvas na maior parte do Brasil. No Nordeste brasileiro, esta época do ano está inserida no período mais seco da região, com impacto no aumento da incidência de radiação solar.

Para o período, entre sexta-feira (15) e domingo (17), estão previstos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) variando entre 11 e 12 em, praticamente, todo o Nordeste do país. Estes índices, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados na categoria de intensidade Extrema. Por isso se recomenda evitar exposição à radiação solar, principalmente, entre 10h e 16h. O uso de protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves é recomendado para evitar danos à saúde, a exemplo do câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.