A massa de ar quente e seco que vem atuando nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, intensifica-se e mantém estas áreas sob sol forte e muito calor. Na Bahia, a partir desta sexta-feira (8) até o próximo domingo (10), essa massa de ar continua influenciando as condições do tempo, deixando o céu claro e sem chuvas nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e faixa Centro-oeste das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Nessas regiões estão previstas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas variando entre 35°C e 38°C, enquanto que, nas demais áreas, as máximas deverão oscilar entre 32ºC e 34°C. Já nas áreas serranas da Chapada Diamantina, serão esperadas temperaturas mais amenas, onde a previsão indica mínima variando entre 17°C a 19°C.

Em Salvador e na Região Metropolitana, onde as temperaturas continuam em elevação (com mínimas de 22°C e máximas chegando aos 32°C), o calor e a umidade vinda do Oceano Atlântico ainda manterão o céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas.

As chuvas deverão ocorrer em áreas isoladas e serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Esta previsão também se aplica para as regiões do Recôncavo e Sul do estado, enquanto que na região Nordeste e faixa centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, o céu permanecerá parcialmente nublado a claro.

Maré 

Também entre esta sexta-feira e domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima, com índices variando de 2,4 m a 2,7 m, em torno das 4h30 e 16h30. Já a maré baixa, com índices entre 0 m e 0,2 m, está prevista para ocorrer nos horários em torno das 10h30 e 22h30. Nesse período as ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 2 m.

Radiação ultravioleta

O início da estação da primavera é marcado pela elevação nas temperaturas e redução das chuvas na maior parte do Brasil. No Nordeste brasileiro, esta época do ano está inserida no período mais seco dessa região, indicando um aumento na incidência de radiação solar.

Para o período entre os dias 8 e 10 de outubro estão previstos IUVs variando entre 11 e 12 em praticamente todo o Nordeste brasileiro. Estes índices, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados na categoria de intensidade Extrema.

Neste caso, recomenda-se evitar exposição à radiação solar, principalmente nos horários entre as 10 e 16h, o uso de protetores/filtros solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Estes cuidados são imprescindíveis para prevenir danos a longo prazo, como o câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.