A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por intermédio do Escritório de Gandu, iniciou nesta segunda-feira (18), a leitura dos hidrômetros do município, localizado na região sul da Bahia, assumindo completamente a operação do sistema de abastecimento na localidade.

Na quinta-feira passada (14), durante uma audiência pública convocada pela prefeita Irismá da Silva Sousa, representantes da empresa esclareceram todo o processo de retomada do serviço de água e responderam a perguntas das lideranças políticas e comunitárias.

A superintendente de operação na Região Sul, Rita Bonfim, lembrou que a Embasa já ampliou e continua melhorando o serviço de abastecimento de água de Gandu, onde opera desde o final de 2009, quando o sistema quase entrou em colapso.

Com recursos próprios de quase R$750 mil, a empresa está executando na cidade, os serviços de instalação de hidrômetros e ligações domiciliares. Para as melhorias até 2011, o valor do investimento é de R$ 1,2 milhão.

O gerente da Unidade Regional de Jequié, César Melhem, explicou sobre as obras que serão feitas pela Embasa, os pontos críticos e o compromisso de universalizar o fornecimento de água no município. A superintendente Rita Bonfim anunciou que já está em elaboração o projeto de esgotamento sanitário de Gandu para atender aos mais de 30 mil habitantes da cidade.

A audiência reuniu mais de 100 pessoas e contou com a presença do membro da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), Raimundo Filgueiras. Os direitos e os deveres do cidadão, a legislação do setor e outros aspectos relativos à regulamentação da atividade foram abordados por Filgueiras, que abordou, inclusive, sobre a responsabilidade do prestador do serviço.

As leituras efetuadas nesta segunda (18) dão início ao ciclo de faturamento, de acordo com as tarifas em vigor. No entanto, nos dois primeiros meses, será cobrada a tarifa mínima, conforme o enquadramento do imóvel. Além disso, é realizado todo um trabalho de informação e esclarecimento da população, por meio de assistentes sociais e multiplicadores.