LOCAL: Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/nº, Centro de Atenção à Saúde (CAS) Professor Doutor José Maria de Magalhães Netto, Iguatemi.
DATA: 15.10.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: entrega das reformas do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) e do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

REFORMA: possibilitou a recuperação de toda a estrutura física das unidades, danificada por conta de um incêndio em junho do ano passado, além de novos equipamentos. O espaço das unidades foi otimizado para proporcionar um melhor atendimento à população. No Creasi, o número de consultórios passou 15 para 18, o ginásio de fisioterapia foi ampliado e até o final do ano devem entrar em funcionamento os serviços de odontologia, oftalmologia e densitometria óssea. A farmácia da unidade, que fornece medicação básica e excepcional e chega a atender 700 pessoas por dia, também passou por adaptações. Já no Cepred, crianças, adultos e pessoas com deficiência auditiva receberão assistência em espaços específicos e a oficina ortopédica, que antes recebia crianças e adultos numa mesma área, foi dividida para atender os dois grupos separadamente. Com as novas instalações, espera-se ampliar em 25% o número de atendidos nos centros, que hoje realizam mais de 1,3 mil atendimentos/procedimentos por dia. Os custos com a reforma, pouco mais de R$ 4,1 milhões, foram arcados pela seguradora.

INSTALAÇÕES TEMPORÁRIAS: para não suspender o funcionamento dos centros durante a reforma, o Estado investiu R$ 1,5 milhão na readaptação de um espaço no mesmo prédio, implantando inclusive acomodações provisórias.

CREASI: oferece a mais de 20 mil pacientes idosos atendimento na área de geriatria e/ou gerontologia, em ambulatórios especializados no diagnóstico de demência; na reabilitação de pacientes com seqüelas recentes de acidente vascular cerebral (AVC) ou cirurgia ortopédica; no atendimento de pacientes nonagenários; com movimentos involuntários, como doença de Parkinson, distonia e tremores, e com distúrbios psicogeriátricos. O centro também propicia a formação de profissionais para atuação em equipes interdisciplinares, além de estimular e apoiar o ensino e a pesquisa nas áreas da Geriatria e da Gerontologia.

CEPRED: desenvolve ações de reabilitação e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, mental e com ostomias. Atualmente os serviços beneficiam 65 mil pessoas. A unidade também realiza estudos e pesquisas relacionadas à questão da deficiência, além de se constituir campo de estágio para formação e o aprimoramento profissional.